Wi-Fi 6 Release 2 lançado como novo padrão de Wi-Fi

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Melhor experiência de uma casa conectada, uploads mais rápidos, latência menor e mais economia de bateria. Estes não são meros sonhos, mas a promessa do novo padrão Wi-Fi 6 Release 2 que acaba de ser lançado e pode confundir ainda mais os usuários. O Wi-Fi 6 já é considerado um avanço significativo em comparação aos padrões anteriores de internet sem fio. Ele possui um melhor desempenho mesmo em complexos de apartamentos ou escritórios com muita gente usando esse recurso. 

Wi-Fi 6E, por exemplo, tem melhor rendimento. Isso graças à frequência de 6 GHz em vez de 5 GHz ou 2,4 GHz.  Quem está confuso com tantos subtipos, deve ficar ainda mais depois que a Wi-Fi Alliance anunciou um novo padrão durante o CES 2022, o Wi-Fi 6 Release 2. Ele promete mais eficiência energética e desempenho, mesmo que precise usar o tráfego de internet de forma mais intensa.

Wi-Fi 6 Release 2 lançado como novo padrão de Wi-Fi

Wi-Fi 6 Release 2 lançado como novo padrão de Wi-Fi

Um destaque da versão 2 é o suporte para MIMO multiusuário de uplink. O que é isso? Bem, ele permite que dispositivos conectados carreguem conteúdo, ao mesmo tempo, para um ponto de acesso como um roteador. Então, o upload acaba ficando muito mais rápido e confiável. Várias pessoas conseguirão fazer isso no mesmo instante. Além disso, reduz significativamente a latência para jogos e videoconferências, por exemplo.

E se você também tiver muitos dispositivos conectados a uma mesma rede, o novo Wi-Fi Release 2 tem outra vantagem que é a queda no consumo de energia. Os dispositivos que usam o novo padrão possuem novos modos de baixo consumo de energia e de hibernação. Isso deve ser interessante para quem faz uso de aparelhos que dependem de bateria.

O Wi-Fi 6 Release 2 funciona em 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Cada um tem sua utilidade. Por isso essa variedade é importante. A frequência de 2,4 GHz permanece, às vezes, como a única opção em dispositivos domésticos inteligentes de baixo consumo de energia. A razão é bem simples: tecnologia mais barata e de mais alcance.

Com tanta mudança, quem tem muitos aparelhos inteligentes dentro de casa, acaba se beneficiando. Isso inclui os nossos smartphones, que poderão consumir menos bateria.

A confusão começa por causa de tantos nomes parecidos: Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e Wi-Fi 6 Release 2. O principal objetivo do Wi-Fi 6 Release 2 é aprimorar o Wi-Fi 6 e o ??6E.

Via Android Police

Share This Article
Sair da versão mobile