Take a fresh look at your lifestyle.

Wi-Fi Aliance anuncia novo protocolo de segurança – WPA3

Lançado novo padrão WPA3 para redes sem fio

A  Wi-Fi Aliance finalmente anunciou a tão esperada próxima geração do protocolo de segurança sem fio Wi-Fi Protected Access (WPA3).

O WPA3 substituirá o WPA2 existente, o protocolo de segurança da rede que existe há pelo menos 15 anos é amplamente utilizado por bilhões de dispositivos sem fio todos os dias, incluindo smartphones, laptops e Internet de coisas.

No entanto, o WPA2 tem sido considerado inseguro devido a sua questão de segurança comum, que é redes de Wi-Fi abertas ” não criptografadas “, que permite que qualquer pessoa na mesma rede WiFi intercepte conexões em outros dispositivos.

Mais importante ainda, o WPA2 também foi recentemente encontrado vulnerável ao KRACK (Key Reinstallation Attack) que possibilita que os invasores interceptem e desencriptem o tráfego Wi-Fi que passa entre computadores e pontos de acesso.

O novo padrão de segurança Wi-Fi, que estará disponível para dispositivos sem fio pessoais e corporativos no final deste ano, oferece segurança e privacidade aprimoradas.

O que mudou no WPA3

O novo protocolo é moldado para o futuro atendendo requisitos anteriormente não pensados no padrão WPA2 vejam os principais destaques:

O protocolo WPA3 fortalece a privacidade do usuário em redes abertas através de criptografia de dados individualizada.

O protocolo WPA3 também protege contra ataques de dicionário de força bruta, impedindo hackers de fazer várias tentativas de login usando senhas comumente usadas.

O protocolo também de exigir nativamente senhas fortes, com vários números, caracteres maiúsculos, minúsculos e especiais.

O protocolo WPA3 também oferece segurança simplificada para dispositivos que muitas vezes não possuem exibição para configurar configurações de segurança, ou seja, dispositivos IoT.

Finalmente, haverá um conjunto de segurança de 192 bits para proteger as redes de usuários WiFi com maiores requisitos de segurança, como organizações governamentais, de defesa e industriais.

” As tecnologias de segurança Wi-Fi podem viver por décadas, por isso é importante que sejam continuamente atualizadas para garantir que atendam às necessidades do setor Wi-Fi ” , disse Joe Hoffman, SAR Insight & Consulting.
“O Wi-Fi está evoluindo para manter seu alto nível de segurança à medida que as demandas da indústria aumentam ” .

Uma vez que o hardware deve ser certificado pela Wi-Fi Alliance para usar o protocolo de segurança WPA3, o novo padrão de segurança não chegará da noite para o dia.

Pode demorar meses para os fabricantes de dispositivos a suportar o novo padrão de segurança sem fio, mas os primeiros dispositivos certificados pela WPA3 devem ser enviados no final deste ano. Mais detalhes sobre o WPA3 ainda não foram divulgados.

Via The Hacker News DarkReading Wi-Fi Aliance
Comentários