Notícias

15/10/2021 às 14:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Wi-Fi na lua é o novo plano da NASA!

A estrutura Wi-Fi lunar ainda está em estágio hipotético

Wi-Fi na lua é o novo plano da NASA!

Hoje, muitas coisas do nosso dia a dia são facilitadas pelo uso da internet, como pagar contas, nos comunicar e muito mais. No entanto, em muitas partes do mundo, o acesso confiável e rápido à Internet sem fio ainda é um sonho. Para resolver esse problema, a NASA planeja instalar Wi-Fi na lua.


As pessoas sem acesso a esse mundo conectado, experimentam a exclusão digital, excluídos da nova economia baseada em informações e privados de oportunidades de educação online, compras, entretenimento e socialização.

Em Cleveland, onde está localizado o NASA Glenn Research Center, um estudo da National Digital Inclusion Alliance (NDIA) descobriu que aproximadamente 31% dos domicílios na cidade não têm acesso à banda larga. Com base nessa pesquisa, a organização de desenvolvimento econômico local “Greater Cleveland Partnership” (GCP) contatou o Glenn Research Center da NASA para encontrar uma solução para o problema.

O Compass Lab no Glenn Research Center da NASA aceitou este desafio e tentou aplicar a estrutura Wi-Fi lunar, que ainda está em estágio hipotético, para resolver a divisão digital na Terra e fornecer uma referência para futuras comunicações lunares.

A estrutura foi desenvolvida para o plano de pouso lunar “Artemis” da NASA. Os Estados Unidos retornarão à lua em 2024, e então estabelecerão uma presença estratégica de longo prazo no pólo sul da lua. O acampamento base incluirá habitat, sistemas de energia e sistemas de comunicação.

Nasa quer instalar Wi-fi na lua para promover inclusão social.
Imagem: NASA

A NASA planeja instalar roteadores em vários postes de 24 pés de comprimento que são conectados a habitats, módulos de aterrissagem ou outro hardware grande. Este método garantirá melhor a estabilidade da rede do habitat, e exploradores móveis, como astronautas, podem vagar entre roteadores, por exemplo.

Estrutura do Wi-Fi Lunar da Nasa

Embora a estrutura do Wi-Fi lunar seja conceitual, esse conceito inspirou as pessoas na Terra a explorar mais as redes. O Compass Lab comparou o tamanho da comunidade local de Cleveland ao do acampamento base de Artemis, tentando fornecer um caso para a base lunar resolvendo problemas de rede na Terra.

Eles conectam roteadores Wi-Fi a aproximadamente 20.000 postes de luz ou postes de telefone. O intervalo entre os roteadores não é superior a 100 jardas (91,4 m). Cada roteador fornece conexões para usuários internos e externos em um raio de 50 jardas (45,7 m) do poste onde está localizado.

De acordo com o Ifanr, este método pode fornecer velocidades de download de aproximadamente 7,5 Mbps em uma casa de quatro pessoas, mas pode exigir repetidores Wi-Fi para ajudar dispositivos antigos de baixo desempenho a se conectarem em ambientes internos.

Com base nisso, o condado de Cuyahoga em Cleveland emitiu uma solicitação de propostas, na esperança de que as empresas pudessem fornecer soluções de acesso à Internet a preços acessíveis em todo o condado. Afinal, cerca de 31% dos domicílios da cidade não possuem acesso à banda larga.

No entanto, se a linha de visão for movida do solo de volta para a lua, ainda haverá muitas incógnitas sobre a conexão Wi-Fi. Embora a lua tenha menos interferência do que as casas e comunidades arborizadas, ela não tem as vantagens da infraestrutura existente na Terra, eletricidade, feedback e internet lunar, todos os quais precisam ser fornecidos.

nasa-planeja-instalar-wi-fi-na-lua-o-objetivo-e-promover-a-inclusao-digital
Imagem: NASA

No entanto, com base na estrutura de Wi-Fi lunar para resolver a exclusão digital da Terra, essa tentativa é muito significativa por si só. Ela não apenas fornece muitos benefícios da era digital para comunidades mal servidas pela Internet, mas também fornece decisões fazendo informações para futuros planos de pouso na lua, lembra o Ifanr.

Via: Ifanr

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.