in

Wikipedia sofre ataque DDoS e site fica fora do ar em vários países!

O ataque ocorreu hoje, mas o serviço foi normalizado!

wikipedia-sofre-ataque-ddos-e-site-fica-fora-do-ar-em-varios-paises

O Wikipedia sofreu um ataque DDoS, e o site ficou fora do ar em vários países da Europa e partes do Oriente médio. O Wikipedia é conhecido por ser uma enciclopédia global, e é sem dúvida o maior e melhor repositório de conhecimento do mundo, e acessado por mais de um bilhão de usuários mensalmente.

Já o DDoS é uma das ameaças mais de temidas por toda e qualquer organização. O principal objetivo do ataque é esgotar todos os recursos do servidor onde o serviço ou site esteja hospedado. Com isso, o serviço em ataque vai ficando lento, e chega um momento em que começa a gerar erros, e consequentemente negativa de serviço.

Dito isso, o Wikipedia voltou ao normal de sexta-feira ao meio-dia do sábado, e o porta-voz da Wikimeida Foundation confirmou o ataque DDoS, e também que o site ficou fora do ar em alguns países.

Tweets em alemão da Wikipedia dizia ”O servidor Wikimedia da @Wikimedia Foundation, que também hospeda a Wikipedia, está atualmente paralisado por um ataque DDoS maciço e muito amplo. Os projetos #Wikipedia estão, portanto, temporariamente indisponíveis. Desculpa!”

A popularidade excessiva da Wikipedia sempre atrai os cibercriminosos, ao mesmo tempo em que a Wikipedia é construída com um ambiente de segurança sofisticado e complexo.

Durante o comunicado de imprensa, a Wikipedia experimenta o ataque em andamento e sua equipe de engenharia estava trabalhando duro para parar e restaurar o site e aplicar as medidas avançadas de segurança.

No início da tarde de sábado, a Wikipedia continuou offline em partes do Reino Unido, Polônia, Holanda, França, Alemanha e Itália.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

5G é o futuro, mas e o WiFi?

5G é o futuro, mas e o WiFi?

Como as redes sociais são usadas para influenciar votos

Como as redes sociais são usadas para influenciar votos