Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

05/07/2021 às 13:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Windows 10 perde usuários do Steam em junho para Windows 7

Windows 7 cresce 147% em um mês.

Windows 10 perde usuários do Steam em junho para Windows 7

A vida da Microsoft com seu Windows 10 não está fácil. Foi só anunciar a chegada do Windows 11 recentemente e o sistema operacional da Microsoft começou a perder usuários, pelo menos em relação aos jogos do Steam, para o já sem manutenção Windows 7. Como isso pode ter ocorrido?

Como fazem todos os meses, a Valve lançou a enquete do Steam para junho. Isso é algo que a empresa oferece voluntariamente aos usuários da plataforma. E é algo que não se deve perder de vista: é um inquérito opcional e anónimo, e não cifras oficiais, mas os dados costumam ser consistentes mês a mês entre si e com as tendências de mercado ao nível de hardware e software.

A grande notícia da pesquisa Steam de junho é que, embora a participação de mercado do Windows como sistema operacional continue crescendo, atingindo 96,57% do mercado (o que representa + 0,41%) em relação ao período anterior, a participação de mercado do Windows 10 diminui. Sim, não é um erro, diminui.

E não a favor do Windows 11, cujo vazamento e visualização do Insider estão na Internet há alguns dias, mas a favor do Windows 7 de 64 bits. Sim, um sistema que não tem suporte desde janeiro de 2020.

Windows 7 cresce 147% em um mês. China pode ser a causa

Windows 10 perde usuários do Steam em junho para Windows 7

O Windows 10 caiu 2,50 pontos percentuais na pesquisa, e o Windows 7 adicionou 2,91 pontos para a versão de 64 bits mais 0,05 pontos para a versão de 32 bits. Passar de uma participação de 1,97%, como era o caso em maio, para 4,88% em junho, significa que sua participação aumentou 147%, ou seja, cresceu quase duas vezes e meia.

A cota no Linux aumentou ligeiramente como já mostramos em uma postagem anterior. E no macOS, a participação diminuiu. Teria feito mais sentido que esses fossem os sistemas que cresceram, mas, em vez disso, foi o Windows 7 com 11 anos de existência e graves problemas de segurança que acabou crescendo.

A possível explicação por trás desse número está nos “cibercafés” para gamers na China. Com a pandemia, muitos tiveram que interromper suas atividades. Em vez de fechar completamente, muitos deles se tornaram fazendas de mineração de criptomoedas. No entanto, na China a vantagem para eles está acabando devido às dificuldades que o governo está colocando para o setor.

Assim, muitos computadores que foram minerados ou que foram desligados, voltaram a cumprir sua função original: servir como máquinas de jogos com o Windows 7 instalado. Estamos falando de um mercado tão grande que faz sentido impactar os números da pesquisa Steam como este. Antes falávamos sobre coerência de números, e a verdade é que em todas as últimas pesquisas mensais o Windows 7 caiu lentamente. Essa forte alta não é normal de forma alguma, e a China já mostrou que pode causar esse efeito no mercado.

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.