Windows 11 adiciona suporte nativo para arquivos 7-Zip, RAR e GZ!

A adição deve chegar em uma versão que será lançada ainda esta semana

Por
Jardeson Márcio
Jardeson Márcio é Jornalista e Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba. Com 8 anos de experiência escrevendo no SempreUpdate, Jardeson é um especialista...
3 min

A Microsoft está adicionando suporte nativo para arquivos RAR, 7-Zip e GZ a uma próxima versão do Windows 11 prevista para esta semana.

Hoje, a Microsoft anunciou uma enxurrada de novidades na conferência Build 2023, incluindo a atualização do Windows 11 Moment 3 de amanhã e o novo Windows Copilot com tecnologia AI .

Em uma nova postagem no blog, o diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, descreveu esses novos recursos e quando eles se tornariam disponíveis ao público em geral.

Conforme descoberto pela primeira vez pelo TheVerge , escondido em uma seção que discute um novo recurso de desenvolvedor do Windows 11 chamado Dev Home, Panay mencionou que o Windows 11 em breve teria suporte nativo para arquivos RAR, 7-Zip e gz.

“Adicionamos suporte nativo para formatos de arquivo adicionais, incluindo tar, 7-Zip, RAR, gz e muitos outros usando o projeto de código aberto libarchive”, explica Panay na postagem de hoje do blog .

“Agora você pode obter desempenho aprimorado da funcionalidade de arquivamento durante a compactação no Windows.”

No Windows, ZIP, 7-Zip e RAR são formatos de arquivo populares, sendo o ZIP o mais usado entre eles.

A Microsoft integrou o suporte a arquivos ZIP no Windows em 1998. No entanto, para manipular arquivos 7-Zip (.7z), RAR (.rar) ou gz (.gz), você precisaria instalar aplicativos de terceiros.

Embora o 7-Zip seja gratuito e de código aberto, e o WinRar ofereça uma avaliação de 40 dias que nunca termina, tornando-se uma espécie de piada no mundo tecnológico, ter suporte nativo para esses formatos de arquivo será muito útil para usuários do Windows.

O formato de arquivo gz é mais comumente usado no Linux por meio do utilitário GNU Zip (gzip), junto com os arquivos TAR.

Como o Windows e o Linux se tornaram mais integrados, ou seja, Windows Subsystem for Linux, o suporte para formatos comuns de arquivamento do Linux, como gzip e TAR, também será muito útil.

Como a Microsoft está usando o projeto libarchive de código aberto para adicionar esses formatos, provavelmente veremos suporte nativo para outros formatos de arquivo comuns como TAR e bzip2 no futuro.

A Microsoft disse ao The Verge que o suporte para esses formatos de arquivo será lançado para os usuários do Windows 11 nos próximos dias em uma atualização de ‘trabalho em andamento’.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile