Windows 11: baixo desempenho do NVMe SSD tem deixado os usuários chateados!

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Os usuários do Windows 11 têm ficado bem chateados com um problema que enfrentam há meses. Eles estão reclamando da baixa velocidade de gravação nas unidades SSD NVMe no Windows 11. NVMe (Non-Volatile Memory Express) é o protocolo de armazenamento que usa PCIe (PCI Express) para se conectar à CPU, com mais do que o dobro da largura de banda das interfaces SATA e suporte para várias filas de E/S.

De acordo com o The Register, o problema foi relatado no Reddit pelo menos três meses atrás, antes do lançamento oficial do Windows 11 em outubro, com um usuário mostrando que em um teste de gravação de 4 K 64 threads, medindo a capacidade de gravar arquivos de 64 4 K em paralelo, o Windows 10 relatou 1.600 MB/s, mas o Windows 11 só conseguiu 91 MB/s.

Um usuário da plataforma, inclusive, relatou problemas mais graves, com “4K IOPS reduzidos em 7 vezes”, usando a popular ferramenta de benchmarking CrystalMark. Os usuários estão há meses, enfrentando esse problema. O The Register aponta ainda que, alguns dias atrás, um usuário relatou uma queda de 60 por cento no desempenho de gravação aleatória com um Samsung EVO 980 Pro, mas nenhum problema com um EVO 970 Plus instalado no mesmo PC.

Mais reclamações do baixo desempenho do NVMe SSD no Windows 11

windows-11-baixo-desempenho-do-nvme-ssd-tem-deixado-os-usuarios-chateados

Alguns usuários lamentam até a atualização para o Windows 11. Um usuário com um 980 Pro afirmou que “Posso confirmar que o problema aparentemente está presente apenas na unidade principal que está executando o Windows 11”, acrescentando: “Lamento atualizar para o Windows 11.”

As ações tomadas pelos usuários para tentarem melhorar o problema, não têm sido efetivas. As reclamações só aumentam e, talvez seja a hora de a Microsoft tomar uma atitude para a resolução total do problema. A empresa relata que isso já está sendo resolvido.

A resolução do problema está a caminho

A Microsoft respondeu o contato do The Register e disse que uma correção para esse problema está em uma versão de amostra do Windows 11 emitida em 22 de novembro. Esta visualização inclui uma correção que afirma: “Resolve um problema que afeta o desempenho de todos os discos (NVMe, SSD, disco rígido) no Windows 11, executando ações desnecessárias sempre que ocorre uma operação de gravação. Esse problema ocorre apenas quando o diário NTFS USN está habilitado.

Observe que o diário USN está sempre habilitado no disco C: ”. As compilações de visualização são atualizações opcionais, mas podem ser instaladas por qualquer usuário do Windows 11 sem entrar no programa interno e sugere que todos os usuários receberão essa atualização em breve, aponta o The Register..

Via: TheRegister

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.