Windows 11 ganha modo de jogo portátil

A Microsoft estaria pensando em um Xbox portátil?

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

Na última semana, ficamos sabendo de um possível dispositivo portátil PlayStation. E, pelo visto, a Microsoft não que ficar atrás. Depois do sucesso do Steam Deck da Valve e do domínio do Nintendo Switch, todo mundo quer uma fatia do bolo. Aparentemente, a Microsoft poderia estar preparando o terreno para um mundo cheio de consoles portáteis com o Windows 11. Isso porque o Windows 11 acaba de ganhar um modo de jogo portátil.

windows-11-ganha-modo-de-jogo-portatil

Novo modo de jogo portátil do Windows 11

O Xbox certamente conquistou seu lugar como uma das maiores forças da indústria de videogames. No entanto, a Microsoft nunca demonstrou interesse no mercado de portáteis. A Nintendo é uma das pioneiras do segmento, enquanto a Sony teve dias de muito sucesso na era PSP.

Quando se trata da Microsoft, nunca vimos nada perto de um console Xbox portátil. Mas, talvez a empresa esteja pensando em um dispositivo como esses para o mercado, depois que eles estão conquistando espaço.

Embora a Microsoft ainda venda hardware de videogame, a empresa tem um grande foco em serviços. A gigante vem adquirindo muitos estúdios e editoras para construir um forte ecossistema de produtoras de games. Tudo parece ser um movimento para continuar fortalecendo seu portfólio de serviços como Xbox Cloud e Game Pass.

O Windows 11 é um ramo diferente, mas possui muitos recursos que se integram ao ecossistema do Xbox. Isso também se deve ao fato de que a maioria dos jogos do Xbox está disponível para Windows, e a Microsoft deseja que os jogadores de PC tenham uma experiência agradável. Com a atualização recente, o Windows 11 está obtendo um modo otimizado para consoles portáteis.

O novo modo

Um vídeo recente compartilhado no Twitter mostra que alguns altos funcionários da Microsoft estão brincando com a ideia de um modo Windows Handheld (novo modo de jogo portátil). Portanto, o sistema operacional será versátil para suportar consoles portáteis.

Com o sucesso do Steam Deck, muitos consoles portáteis estão surgindo. A Asus, por exemplo, lançará em breve seu próprio console portátil e executará o Windows 11. Com esse novo ajuste de interface do usuário, o sistema operacional funcionaria perfeitamente no próximo hardware da ASUS. Mas, a Microsoft pode estar pensando em seus próprio dispositivo usando esse modo.

A Microsoft parece estar ajustando seu sistema operacional para uma nova tendência de mercado. Quando se trata de um Xbox portátil, existem alguns rumores sobre um, mas, o pessoa do Phone Arena diz não achar que isso seja uma grande indicação de sua chegada.

windows-11-ganha-modo-de-jogo-portatil

É interessante ver que há algum trabalho dentro da Microsoft para tornar o Windows 11 mais versátil. No momento, isso não indica o lançamento de um Xbox portátil. No entanto, se houver algum chegando, temos certeza de que será um hardware para impulsionar os serviços da empresa.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.