Conceito do Windows 11 Mobile ameaça Android e iOS!

O Windows Mobile foi um grande tropeço da Microsoft

Quando o assunto é sistema operacional móvel, a Microsoft destaca-se como a empresa com uma das maiores falhas. O fracasso do Windows Mobile ofusca todas as outras falhas de produto da empresa. No entanto, o Windows 11 Mobile pode mudar isso e ser uma grande ameaça ao Android e ao iOS.

O Windows Mobile tinha uma vida útil de 7 anos. Começou no ano de 2010 e infelizmente terminou em 2017. O fato é que muita gente adorou o sistema operacional. E um retorno hoje certamente trará alguns impactos. Se a Microsoft está planejando um retorno ou não, existe a possibilidade de sucesso se ela prestar atenção a esse novo conceito do Windows 11.

Conceito do Windows 11 Mobile

Criador de conceito popular no YouTube, AR4789 lançou um novo vídeo de conceito do Windows 11 Mobile. Este vídeo certamente deve chamar a atenção da Microsoft se eles planejam um retorno. Muitos de seus seguidores já estão amando a interface, recursos e funcionalidades do novo conceito do Windows 11 Mobile.

Se esse conceito se tornar realidade, será um grande trampolim para o Windows Mobile da Microsoft. Ele certamente conquistará uma fatia do mercado de empresas como Android e iOS. A interface no conceito parece limpa, bem polida e rica. Dá a você a sensação real de como deve ser a experiência móvel do Windows.

No vídeo incorporado acima, ele destacou recursos como Menu Iniciar, Widgets, File Explorer, diferentes modos de área de trabalho, além de uma nova central de notificações.

Abaixo, compartilharemos algumas capturas de tela dos recursos e como eles funcionariam se ganhassem vida.

Gesto e modo de área de trabalho

Imagem: Reprodução | Gizchina

Além do gesto normal de deslizar para voltar, você também pode deslizar e segurar para exibir todos os aplicativos em execução em segundo plano. No topo dos aplicativos em execução em segundo plano, você também pode abrir uma área de trabalho totalmente nova ou acessar as áreas de trabalho existentes. Isso ajudará o usuário a diversificar o recurso de multitarefa e organizar suas tarefas.

Widgets do Windows 11 Mobile

Imagem: Reprodução | Gizchina

O Windows Mobile real tinha widgets organizados na forma de blocos. Por mais que esses blocos fossem úteis, eles não eram interativos o suficiente. Este conceito converte os blocos em widgets interativos reais que parecem mais úteis e bonitos. Ele também permite a criação de pastas de widgets onde um usuário pode organizar aplicativos em cada pasta.

Um usuário pode criar uma área de trabalho totalmente nova apenas para widgets e renomear a área de trabalho para qualquer nome que desejar. Além disso, os usuários podem personalizar a tela de bloqueio para acomodar alguns widgets. Com isso, você não precisaria desbloquear seu dispositivo sempre que precisasse acessar aquele aplicativo específico.

Imagem: Reprodução | Gizchina

Um sistema operacional Windows Mobile não pode ser completo sem o popular Menu Iniciar. O conceito exibia um menu inicial no centro da parte inferior da tela. Um toque nele revelará os aplicativos favoritos e recentes do usuário. No entanto, se o usuário quiser acessar todos os seus aplicativos, basta tocar no botão “Todos os aplicativos” no canto superior direito.

A julgar pelo funcionamento dos aplicativos favoritos, parece que isso acontece automaticamente. O usuário não teria que organizar manualmente seus aplicativos favoritos. O sistema pode usar IA para fazer isso automaticamente com base em como eles interagem com os aplicativos.

Explorador de arquivos e configurações

Esse conceito também traz um recurso popular da versão para desktop do sistema operacional Windows. Assim como na versão para desktop, o File Explorer apresenta atalhos para aplicativos como Documentos, Downloads, Música, Fotos etc. Ele também traz a barra de pesquisa localizada no topo. Com isso, os usuários podem pesquisar facilmente qualquer coisa no telefone e também na web.

Ao contrário do antigo Windows Mobile, esse conceito dá vida às configurações reais de visualização móvel. A página Configurações parece mais polida, simples e colorida. Ele também vem com um botão de pesquisa que pode levá-lo rapidamente a qualquer recurso de configuração do seu dispositivo.

Outros recursos e funções

Imagem: Reprodução | Gizchina

Além dos recursos acima, existem outras áreas que valem a pena mencionar. Por exemplo, temos a central de notificações assim como temos no Android e iOS. Isso exibe novas notificações, bem como alguns gatilhos de atalho.

Além disso, ele vem com o modo escuro que o usuário pode ativar com um único toque de um botão. Isso muda completamente todas as partes da interface do telefone para uma visão mais escura. Ele também muda a interface de todos os aplicativos para suas versões escuras.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile