Windows 11 recebe novo recurso de controle de voz incrível chamado Voice Access

Embora as compilações de pré-visualização do Windows 11 muitas vezes não sejam muito empolgantes, há momentos em que eles dão uma espiada em alguns novos recursos incríveis. O lançamento mais recente do Insider, o Windows 11 Build 22518, é um exemplo. Além de apresentar novas opções relacionadas ao subsistema do Windows para Linux, este build também inclui uma nova ferramenta genuinamente impressionante chamada Voice Access, que nada mais é que uma incrível nova opção de controle de voz.

O rótulo Voice Access é um nome enganador, entretanto; embora possa sugerir que é alguma forma de alternativa à senha, é na verdade uma maneira totalmente desenvolvida de controlar quase todos os aspectos do uso do Windows 11 com sua voz.

Embora o Acesso por voz resida na seção Acessibilidade das Configurações, é algo que todos podem sentir os benefícios. Isso é mais do que reconhecimento de voz … muito mais. Você pode, é claro, fazer coisas como usar sua voz para abrir aplicativos específicos (“abrir o Word” para, bem, você sabe …), bem como realizar truques de navegação, como mover rapidamente entre janelas abertas e aplicativos.

É importante ressaltar que o Voice Access permite que você imite todas as ações do teclado e do mouse, para que possa usar o mouse para rolar os documentos, clicar duas vezes nos itens da tela ou “pressionar” combinações de teclas.

Uma opção particularmente surpreendente vem na forma de sobreposições. Eles assumem a forma de rótulos numerados em qualquer item clicável, então se você quiser clicar em um elemento dentro de uma janela de aplicativo que não tenha uma maneira fácil de se referir a ele (como “botão Salvar”), você pode dizer “clique 1” ou algo semelhante.

Windows 11 recebe novo recurso de controle de voz incrível chamado Voice Access

Windows 11 recebe novo recurso de controle de voz incrível chamado Voice Access.

A Microsoft diz sobre esta opção:

As sobreposições de números de acesso por voz tornam possível interagir com itens que não têm um nome e também colocam você no controle quando há mais de um item correspondente a um comando.

Mas as coisas ficam ainda melhores com as sobreposições de grade. Esses, diz a Microsoft, permitem que você “interaja com a interface do usuário inacessível e obtenha um movimento preciso do mouse”. Com uma grade de sobreposição habilitada, uma janela é dividida em uma grade numerada de 3×3 (veja a imagem no topo desta postagem) para que você possa pular facilmente para uma área específica ou interagir com um segmento.

O Voice Access também permite que você dite, em vez de digitar texto, e execute operações como selecionar e realçar o texto.

O nível de controle que o Voice Access oferece sobre o Windows 11 é comparável ao que você encontraria em ferramentas caras de terceiros. Ainda é cedo para o recurso, e é quase uma pena que esteja disponível apenas para Insiders, mas já parece incrível.

É difícil dizer quando ele chegará à versão principal do Windows 11, mas não vai demorar muito. Nós nos acostumamos a controlar nossos aparelhos iPhone e Android conversando com eles, agora é finalmente a hora de o Windows se atualizar.

Há mais detalhes sobre o Voice Access em uma postagem do blog da equipe do Windows Insider.

Via Betanews

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile