A Microsoft fez um importante anúncio neste final de semana. É que acaba no próximo mês o suporte para versões Enterprise e Education do Windows 10 21H2. Portanto, elas ficarão sem qualquer tipo de manutenção.
No próximo mês, as edições Enterprise e Education do Windows 10 versão 21H2 chegarão ao fim da manutenção. A Microsoft já parou de oferecer suporte às edições para consumidor comum em junho de 2023.
Acaba o suporte para versões Enterprise e Education do Windows 10 21H2
As edições Enterprise, Education e IoT do Windows 10 versão 21H2 chegam ao fim do suporte em 11 de junho de 2024. Apenas o Windows 10 Enterprise LTSC 2021 e o Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 continuam a receber suporte até 12 de janeiro de 2027.
A Microsoft publicou uma mensagem no centro de mensagens de integridade oficial do Windows para garantir que os administradores estejam cientes do próximo fim do suporte.
Lá, a Microsoft escreve:
Em 11 de junho de 2024, as edições Enterprise, Education e IoT Enterprise do Windows 10, versão 21H2 chegarão ao fim da manutenção. A próxima atualização de segurança de junho de 2024, a ser lançada em 11 de junho de 2024, será a última atualização disponível para esta versão. Após essa data, os dispositivos que executam esta versão não receberão mais atualizações mensais de segurança e visualização contendo proteções contra as ameaças de segurança mais recentes.
Os sistemas que não são gerenciados receberão uma atualização automática para o Windows 10 versão 22H2, a versão atual e final do sistema operacional Windows 10.
Os sistemas gerenciados não serão atualizados automaticamente. A Microsoft recomenda que os administradores atualizem os sistemas gerenciados para o Windows 10 versão 22H2 também, a menos que os sistemas também possam ser atualizados para o Windows 11, o que a Microsoft preferiria.
Fim do suporte ao Windows 10 no horizonte
A Microsoft planeja encerrar o suporte ao Windows 10 em outubro de 2025. Organizações e consumidores podem estender o suporte por até três anos adicionais por meio do programa ESU.
A Microsoft ainda não revelou o preço para os consumidores. O preço regular da ESU para organizações é de US $ 61 para o primeiro ano. O preço dobra a cada ano, o que significa que as organizações pagam à Microsoft US$ 427 por três anos de atualizações de segurança estendidas para cada máquina.
ESU, Extended Security Updates, é um programa baseado em assinatura. As máquinas que ingressaram continuam a receber atualizações de segurança para o período de assinatura. Outras atualizações, incluindo atualizações de recursos, não são fornecidas.