Após decretar o fim do Windows 10, a Microsoft lança nova versão beta do sistema operacional, contrariando todas as expectativas. Uma reviravolta estranha, para dizer o mínimo. Esperava-se que a empresa fosse se voltar totalmente para o Windows 11.
Falta pouco mais de um ano para a Microsoft descontinuar os serviços com o Windows 10, o que significa que ele não receberá mais atualizações.
Após decretar o fim do Windows 10, Microsoft lança nova versão beta do sistema
Apesar deste prazo estar cada vez mais próximo, a reabertura do canal beta do Windows 10 significa que a primeira compilação beta do sistema operacional em três anos está a apenas algumas semanas de distância. Então, o que está acontecendo?
Como seria de esperar, o canal beta do Windows 10 será usado para testar novos recursos antes que eles sejam lançados mais amplamente. Mesmo tão perto do fim da vida útil do Windows 10, a Microsoft ainda está falando em adicionar mais ao sistema operacional envelhecido.
Em uma postagem de blog, a Microsoft diz:
No final do ano passado, anunciamos uma mudança na abordagem para o Windows 10 para garantir que todos possam obter o valor máximo de seu PC Windows atual. Para trazer novos recursos e mais melhorias para o Windows 10, conforme necessário, precisamos de um lugar para fazer o desenvolvimento ativo de recursos com o Windows Insiders. Então, hoje, estamos abrindo o Canal Beta para Windows Insiders que estão atualmente no Windows 10. Isso nos permitirá experimentar novos recursos para o Windows 10, versão 22H2, com Insiders antes de liberá-los para todos os clientes do Windows 10.
Qualquer pessoa interessada em participar deve ir para Configurações > Atualização & Segurança > Programa Windows Insider, clicar na seleção atual do Canal Insider e escolher Canal Beta.
A Microsoft é rápida em apontar que a reabertura do canal beta não significa que haja uma mudança na data de fim do suporte para o Windows 10 – isso continua sendo 14 de outubro de 2025. A empresa também diz:
- Não atualizaremos automaticamente você para o Windows 11 quando você ingressar no Canal Beta. A atualização do Windows 11 estará disponível como opcional, onde você pode optar por atualizar quando estiver pronto.
- Você poderá alternar para os canais Canary ou Dev, mas, ao fazer isso, atualizará seu PC para a compilação mais recente do Windows 11 para esses canais.
- Se você mudar para o Canary ou Dev Channels, você terá uma pequena janela para reverter para o Windows 10, mas uma vez que essa janela fecha, a única maneira de voltar para o Canal Beta e / ou Windows 10 será fazer uma instalação limpa do Windows.
Não há uma data especificada para o próximo lançamento de versão beta, mas a Microsoft promete que ele chegará nas próximas semanas. A empresa também lembra aos usuários que “recursos e experiências incluídos nas compilações do Windows 10 que voamos para o Canal Beta podem nunca ser lançados à medida que experimentamos diferentes conceitos e obtemos feedback”.
Quem quiser mais informações oficiais sobre isto, é só clicar aqui.