A Microsoft acaba de lançar uma atualização do Windows 10 KB5031445. A atualização Preview para Windows 10 22H2 traz nove melhorias ou correções, incluindo uma correção para vazamento de memória em ctfmon.exe.
Atualização do Windows 10 KB5031445
A visualização da atualização cumulativa KB5031445 faz parte da programação de “atualizações opcionais de visualização não relacionadas à segurança” da Microsoft, que normalmente são lançadas na quarta terça-feira de cada mês.
Esta atualização permite que os administradores do Windows testem as próximas correções e recursos que serão lançados na próxima terça-feira de novembro. Ao contrário das atualizações cumulativas do Patch Tuesday, as atualizações de visualização não incluem atualizações de segurança.
Os usuários do Windows podem instalar esta atualização acessando Configurações, clicando em Windows Update e executando manualmente uma Verificação de atualizações. Como esta é uma atualização opcional, você será perguntado se deseja instalá-la clicando no link Baixar e instalar, conforme mostrado na imagem abaixo.
Depois de instalar esta atualização, o Windows 10 22H2 será atualizado para a compilação 19045.3636. Os usuários do Windows 10 também podem baixar e instalar manualmente a atualização de visualização KB5031445 do Catálogo do Microsoft Update .
O que há de novo no Windows 10 KB5031445
A Microsoft não adicionou nenhum recurso novo nesta versão, e a atualização funciona como um resolutor de bugs para o Windows 10, resolvendo nove problemas. As três correções destacadas e novos recursos na atualização KB5029331 são:
- Resolve um problema que afeta telas sensíveis ao toque;
- Suporta mudanças no horário de verão (DST) na Síria;
- Esta atualização corrige um vazamento de memória em ctfmon.exe;
O único problema conhecido nesta atualização causa erros do BitLocker:
Usar as configurações de política FixedDrivesEncryptionType ou SystemDrivesEncryptionType no nó do provedor de serviços de configuração (CSP) do BitLocker em aplicativos de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) pode mostrar incorretamente um erro 65000 na configuração “Exigir criptografia de dispositivo” para alguns dispositivos em seu ambiente.
Os ambientes afetados são aqueles com as políticas “Aplicar tipo de criptografia de unidade em unidades do sistema operacional” ou “Aplicar criptografia de unidade em unidades fixas” definidas como ativadas e selecionando “criptografia completa” ou “somente espaço usado”.
O Microsoft Intune é afetado por esse problema, mas MDMs de terceiros também podem ser afetados.
Notas de lançamento
A Microsoft diz que este é apenas um problema de relatório, não um problema de criptografia de unidade BitLocker. De acordo com a Microsoft, a empresa está trabalhando em uma correção e a lançará quando estiver pronta.