Atualizações de segurança do Windows Server causam problemas de inicialização da VM Hyper-V

Imagem com a logomarca do Windows Server

Relatos de clientes apontam que as atualizações do Patch Tuesday deste mês do Windows Server estão quebrando máquinas virtuais em hosts Hyper-V, fazendo com que elas não inicializem mais e exibam erros de “falha ao iniciar”.

Atualizações do Windows Server causam problemas de inicialização da VM Hyper-V

De acordo com reclamações de administradores do Windows, o problema é desencadeado após a instalação do KB5031361 e KB5031364 nos sistemas Windows Server 2019 e Windows Server 2022.

Os seguintes erros serão registrados no visualizador de eventos ao tentar iniciar uma VM em um sistema Hyper-V afetado: falha ao iniciar a máquina virtual TOOLS. Erro: ‘TOOLS’ falhou ao iniciar; falha ao ligar com erro Função incorreta e; falha ao abrir o anexo ‘vhdx_path’. Erro: Função incorreta.

Embora a Microsoft ainda não tenha reconhecido isso como um problema conhecido, os administradores dos dispositivos afetados notaram que a desinstalação das atualizações problemáticas resolve o problema, permitindo que todas as máquinas virtuais (VMs) sejam inicializadas sem problemas.

Isso pode ser feito usando a ferramenta Windows Update Standalone Installer (WUSA), que ajuda a instalar e remover pacotes de atualização por meio da API do Windows Update Agent. Para corrigir os problemas de inicialização do Hyper-V, abra um prompt de comando elevado clicando no menu Iniciar, digitando cmd, clicando com o botão direito no aplicativo Prompt de Comando e escolhendo Executar como Administrador.

Em seguida, execute os seguintes comandos, dependendo de qual atualização cumulativa você instalou em seu sistema:

wusa /uninstall /kb:5031364
wusa /uninstall /kb:5031361
atualizacoes-de-seguranca-do-windows-server-causam-problemas-de-inicializacao-da-vm-hyper-v

A Microsoft ainda não adicionou isso como um problema conhecido ao Windows Health Dashboard ou confirmou as reclamações dos clientes do Hyper-V. No entanto, quando lançou as atualizações cumulativas com bugs, a empresa revisou o documento de suporte para KB5031364, incluindo e removendo um problema conhecido relacionado ao VMware ESXi, descrevendo problemas de inicialização encontrados por VMs convidadas operando o Windows Server 2022 com inicialização segura habilitada.

“Depois de instalar esta atualização em máquinas virtuais convidadas (VMs) executando o Windows Server 2022 em algumas versões do VMware ESXi, o Windows Server 2022 pode não iniciar”, disse o problema conhecido agora removido.

“Apenas VMs do Windows Server 2022 com inicialização segura habilitada são afetadas por esse problema. As versões afetadas do VMware ESXi são versões do vSphere ESXi 7.0.x e anteriores.”

A empresa também lançou atualizações emergenciais fora de banda do Windows Server em janeiro e dezembro de 2022 para corrigir problemas conhecidos que faziam com que as VMs Hyper-V não iniciassem mais e problemas na criação de novas VMs em alguns hosts Hyper-V.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile