A Microsoft investiga um problema que faz com que a barra de tarefas do Windows e o menu Iniciar não respondam e causem problemas de login no Outlook e no Teams. Então esse bug impede funcionamento do menu iniciar do Windows.
Os administradores do Windows disseram ao BleepingComputer que seus usuários relataram problemas ao não ver o menu Iniciar do Windows ao clicar, não conseguir iniciar aplicativos modernos e que o recurso de pesquisa do Windows está quebrado.
Outros também relataram problemas ao tentar fazer logon no Azure Active Directory (Azure AD) para ativar os aplicativos do Office 365.
Problemas semelhantes também aconteceram no passado, com o Microsoft MVP Rudy Ooms vinculando ao aplicativo ClickShare (uma ferramenta que ajuda a compartilhar a tela de um dispositivo Windows sem fio) corrompendo as permissões de registro das Pastas do Shell do Usuário.
No entanto, a Microsoft enviou uma declaração dois meses depois, reconhecendo que seu próprio software estava quebrando as permissões dos aplicativos afetados e causando falta de resposta e problemas de conexão.
“Embora isso inicialmente parecesse ser um problema com o aplicativo de terceiros, agora parece ser o código da Microsoft (profapi.dll) que quebra as permissões pensando que elas precisam ser recuperadas”, disse Redmonds à Ooms.
Menu iniciar do Windows não funciona por causa de bug
“Isso pode ocorrer quando um processo x32 de terceiros (como ClickShare) usa APIs do Office em uma máquina onde o Office é implantado usando o Office ClickToRun, devido a um bug nos ganchos de registro AppvIsvSubsystem32.dll.
“Nesse caso, o profapi.dll começará a recuperar as ACLs, mas após uma segunda falha, não gravará as ACLs de todos os pacotes de aplicativos, causando problemas (travamentos e falhas de registro) com aplicativos empacotados.”
Script vai corrigir permissões de registro corrompidas
Hoje, a Barco (desenvolvedora do ClickShare) atualizou um comunicado emitido inicialmente em julho de 2022 para compartilhar um script PowerShell de diagnóstico auxiliar fornecido pelo Suporte da Microsoft que permitiria que os usuários afetados reparassem as permissões de registro corrompidas das pastas do shell do usuário.
“Embora o aplicativo não esteja causando o problema, ainda queremos oferecer aos usuários do ClickShare App uma possível solução intermediária”, disse Barco.
“Na maioria dos casos, foi possível recuperar usando a ferramenta de recuperação da Microsoft: a ferramenta de recuperação FixUserShellFolderPermissions.”
O script está na seção Downloads no final do aviso atualizado recentemente da Barco.
Se o problema não se resolver após a execução do script auxiliar, você deve desativar manualmente o recurso Integração de calendário na caixa de diálogo Configurações do ClickShare.
“Entre em contato com o suporte da Barco para obter mais detalhes sobre uma versão dedicada do APP (4.25.2) para evitar que o problema aconteça até que uma solução final possa ser oferecida”, acrescentou a empresa.
Problema sob investigação
Embora a Microsoft ainda não tenha reconhecido esse problema publicamente, a Barco disse que a equipe do Windows de Redmond está investigando e aconselha os clientes afetados a entrar em contato com a Microsoft para registrar um relatório próprio.
“O problema está sob investigação com a equipe do Microsoft Windows, mas ainda é bom entrar em contato diretamente com a equipe do Microsoft Windows para sinalizar esse problema”, disse Barco.
“Certifique-se de mencionar para o envio do tíquete o título “menu iniciar ou barra de tarefas sem resposta” e consulte o número do bug interno da Microsoft: 41322218.”