Culpa do Windows!

Falha no Windows afeta bancos, companhias aéreas e emissoras de TV

Microsoft trabalha no suporte Hyper-V Dom0 para Linux

Bancos, companhias aéreas e emissoras de TV, além de comércios e outros negócios ao redor do mundo estão offline por falha no Windows. Uma atualização defeituosa do provedor de segurança cibernética CrowdStrike é responsável pela interrupção global. Este programa afetou o Windows em todo o planeta e milhares de máquinas com o sistema estão com a Tela Azul da Morte (BSOD).

Uma atualização defeituosa do provedor de segurança cibernética CrowdStrike está deixando os PCs e servidores afetados offline, forçando-os a um loop de inicialização de recuperação para que as máquinas não possam iniciar corretamente. CrowdStrike é amplamente utilizado por muitas empresas em todo o mundo para gerenciar a segurança de PCs e servidores Windows.

Bancos, companhias aéreas e emissoras de TV australianas ligaram o alarme pela primeira vez quando milhares de máquinas começaram a ficar offline. Os problemas se espalharam rapidamente quando as empresas sediadas na Europa começaram sua jornada de trabalho. A emissora britânica Sky News não pôde transmitir seus boletins matinais por horas nesta manhã e exibia uma mensagem pedindo desculpas pela “interrupção desta transmissão”. A Ryanair, uma das maiores companhias aéreas da Europa, também diz que está enfrentando um problema de TI de “terceiros”, que está afetando as partidas de voos.

Bancos, companhias aéreas e emissoras estão offline por falha no Windows

As máquinas afetadas estão presas em uma tela azul de recuperação na inicialização.Imagem: Microsoft

A Administração Federal de Aviação (FAA) diz que está ajudando companhias aéreas como Delta, United e American Airlines devido a problemas de comunicação. “A FAA está monitorando de perto um problema técnico que afeta os sistemas de TI das companhias aéreas dos EUA”, disse a porta-voz da FAA, Jeannie Shiffer, em comunicado ao The Verge. “Várias companhias aéreas solicitaram assistência da FAA com paradas em solo para suas frotas até que o problema seja resolvido.”

O aeroporto de Berlim também alerta para atrasos nas viagens devido a “problemas técnicos”. Muitos centros de atendimento de emergência 911 no Alasca também foram afetados pelos problemas. Uma companhia aérea na Índia chegou a recorrer a cartões de embarque manuscritos devido às interrupções.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”, diz o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, em um post no X. “Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético.”

Crowdstrike

O CrowdStrike diz que o problema foi identificado e uma correção foi implantada, mas corrigir essas máquinas não será simples para os administradores de TI. A causa raiz parece ser uma atualização para o driver de nível de kernel que o CrowdStrike usa para proteger máquinas Windows. Embora o CrowdStrike tenha identificado o problema e revertido a atualização defeituosa após “relatos generalizados de BSODs em hosts Windows”, ele não parece ajudar as máquinas que já foram afetadas.

Em um thread do Reddit, centenas de administradores de TI estão relatando problemas generalizados e as etapas de solução alternativa envolvem inicializar máquinas Windows afetadas no modo de segurança e navegar até o diretório do CrowdStrike e excluir um arquivo do sistema. Isso será problemático em alguns servidores baseados em nuvem ou até mesmo para laptops Windows que são implantados e usados remotamente.

“Toda a nossa empresa está offline”, diz um pôster do Reddit, enquanto outro diz que 70% de seus laptops estão fora do ar e presos em um loop de inicialização. “Feliz sexta-feira”, diz um pôster do Reddit. Parece que será um longo dia para os administradores de TI em todo o mundo.

A Sky News não consegue transmitir seus boletins de notícias. The Verge

No que parece ser uma interrupção separada, a Microsoft também está se recuperando de vários problemas com seus aplicativos e serviços do Microsoft 365. A causa raiz desses problemas se deveu a “uma alteração de configuração em uma parte de nossas cargas de trabalho de back-end do Azure”.

The Verge
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile