Um fato inédito está marcando o sistema operacional da Microsoft. Pela primeira vez, os medidores de audiência de sistemas operacionais apontam que o Windows 11 perde usuários para o Windows 10. Pelo menos é isto que mostram os números mais atualizados do Statcounter. Eles confirmam que o Windows 11 está se tornando menos popular.O resultado causou um sentimento de decepção dentro da Microsoft.
Embora a participação de mercado do Windows 11 esteja em declínio, há um aumento quase espelhado na participação de mercado do Windows 10. Parece que permanece uma preferência pela versão significativamente mais antiga do Windows.
Inédito: Windows 11 perde usuários para o Windows 10
Que o Windows 10 continua mais popular do que o Windows 11 não deve surpreender ninguém, mas o aparente backflow de usuários é certamente digno de nota.
Os números de março a abril de 2024 mostram que o Windows 10 tem uma participação de 70,03% no mercado global de desktops do Windows, enquanto o Windows 11 está em queda de 25,65%.
Como observa o Tom’s Hardware, a participação de mercado do Windows 11 caiu de 26,68%, com os usuários continuando a adotar o Windows 10 que em breve não será suportado.
O que não está claro, é exatamente por que o Windows 11 está diminuindo em popularidade. É incomum que um sistema operacional mais antigo ganhe participação de mercado, e pode ser que as pessoas estejam começando a votar com os pés em protesto contra a quantidade esmagadora de IA chegando ao Windows 11.