Apesar de anúncios não oficiais já vazados, a verdade é que a Microsoft ainda não definiu futuro do Windows Mail e Calendário. Muito provavelmente, esses serviços serão transferidos para o novo Outlook já a partir do ano que vem. A empresa nunca escondeu que pretende encerrar seus aplicativos de correio e calendário. A ideia é que eles façam parte do novo Outlook com grande pitada de Inteligência Artificial. A dúvida que resta é quando isso deverá ocorrer de fato.
Em uma nota no início deste mês, a Microsoft disse que os dispositivos Windows 11 lançados no próximo ano incluirão o novo Outlook para Windows como o aplicativo de caixa de correio padrão, que incluirá ferramentas de correio e calendário. Assim, não há necessidade de aplicativos de correio e calendário do sistema operacional: basta usar o próximo Outlook.
“Os aplicativos Mail e Calendar continuarão disponíveis para download na Microsoft Store até o final de 2024”, acrescentou Redmond. “Em dispositivos existentes, os usuários podem alternar para o novo Outlook para Windows a partir de uma alternância nos aplicativos de correio e calendário.”
No entanto, apesar de algumas críticas dos usuários aos aplicativos ao longo dos anos e uma indiferença geral da Microsoft que aparentemente não inclui grandes atualizações desde o lançamento do Windows 11 há dois anos, houve algumas fortes reações negativas à decisão acima.
Microsoft ainda não definiu futuro do Windows Mail e Calendário
Diante disso, o titã do Windows parece estar repensando alguns de seus planos, de acordo com uma nota aos clientes compartilhada por Michael Reinders, engenheiro de sistemas e especialista em Office 365 da empresa de serviços de viagens Trisept Solutions.
“Estamos reavaliando o momento e a implementação dessa mudança e forneceremos informações atualizadas em breve”, dizia a nota. “Obrigado pela sua paciência.”
Por que a Microsoft decidiu dar uma nova olhada no plano e o que isso poderia acarretar não está claro. O Register pediu mais comentários ao golias de TI e atualizará a história se houver uma resposta.
Em sua nota anunciando o afastamento dos aplicativos habituais de correio e calendário, a Microsoft escreveu que o “novo Outlook para Windows é para todos.
“Agora, todos com Windows obtêm o melhor do Outlook integrado ao Windows gratuitamente. Não é necessária assinatura. Você escreverá e-mails melhores com IA avançada integrada ao novo Outlook para Windows para ajudá-lo a escrever mensagens impactantes, mais claras e sem erros.”
O Outlook para Windows também lembrará os usuários de acompanhar essas trocas de e-mail cruciais. Redmond também o divulgou como um local único para acessar todos os tipos de caixas de entrada em qualquer dispositivo Windows, incluindo aqueles hospedados pelo Yahoo e Google.
Há também maior segurança e organização, mais produtividade e gerenciamento unificado de contas, de acordo com a Microsoft.
“É meio hilário, mas também triste, ver a Microsoft desenvolvendo aplicativos da web para Windows, mas criando aplicativos nativos de qualidade para Android, iOS e MacOS”, escreveu um usuário no Reddit . “Acho que a UWP [Plataforma Universal do Windows] foi o último esforço da Microsoft para levar os aplicativos nativos a sério. De agora em diante, são os aplicativos da web.”
O ponto aqui é que Email e Calendário são aplicativos nativos do Windows, enquanto o novo Outlook para Windows é essencialmente um aplicativo da Web em sua essência, pelo que podemos dizer.
Outro internauta tomou a decisão de eliminar o Mail and Calendar como uma perda de fé no kit de ferramentas nativo do WinUI.
“Esta é uma acusação chocante em seu próprio kit de ferramentas de interface do usuário”, escreveram eles. “Se você não pode portar um aplicativo UWP para o kit de ferramentas nativo, é basicamente uma admissão de que ninguém deveria criar aplicativos Windows nativos. Nem mesmo a Microsoft está usando seu próprio kit de ferramentas. Que desenvolvimento revoltante.”
Um usuário argumentou que, por motivos de segurança, não queria um aplicativo como o Mail na nuvem. Dito isso, outro usuário observou que os aplicativos da web são o futuro da indústria.
“O nativo vai se tornar cada vez menos prevalente”, disseram eles. “Eu odeio o desenvolvedor de front-end, mas vamos encarar, a pilha da web se tornou um padrão onipresente para a criação de interfaces de usuário multiplataforma. Você cria uma vez e tem um aplicativo no navegador, dispositivo móvel e desktop. … Está aqui para ficar e isso não é uma coisa ruim.”
Dê uma olhada
A Microsoft está dando aos usuários a chance de dar uma olhada neste último Outlook para Windows, deslizando o botão “Experimente o novo Outlook” encontrado no canto superior direito dos aplicativos Mail e Calendar ou do clássico Outlook para Windows. Os usuários podem voltar para seus aplicativos anteriores deslizando o botão de alternância.
Mover os recursos de email e calendário para o Outlook para Windows faz parte do plano maior “One Outlook” da Microsoft, estabelecido em 2020 para criar um único Outlook para PCs, Macs e a Web. Em um post de blog em abril, Margie Clinton, gerente de produto do Outlook, escreveu que a Microsoft também estava se concentrando em adicionar aplicativos de terceiros ao mix.
“O lançamento inicial desta prévia suportava apenas contas próprias da Microsoft, sejam elas profissionais, escolares ou pessoais”, escreveu Clinton. “Mas o Outlook é para todos, sejam quais forem as contas que usam – assim como em nossos aplicativos móveis e Mac. … É nossa intenção que todas as pessoas possam acessar todos os seus e-mails – em um só lugar – em qualquer dispositivo Windows 10 ou Windows 11. ”