A Microsoft está alertando seus clientes sobre erros incorretos de criptografia de unidade BitLocker mostrados em alguns ambientes Windows gerenciados. De acordo com a empresa, esse problema conhecido afeta apenas plataformas de clientes, incluindo Windows 11 21H2/22H2, Windows 10 21H2/22H2 e Windows 10 Enterprise LTSC 2019.
Erros incorretos de criptografia do BitLocker
O problema também afeta apenas ambientes onde a criptografia de unidade é aplicada para sistemas operacionais e unidades fixas. A Microsoft afirma que o Intune, seu serviço de gerenciamento unificado de endpoints baseado em nuvem, é uma das plataformas MDM afetadas pelo problema conhecido. Ainda assim, não foi revelado quais outros aplicativos MDM mostram esses erros errôneos do BitLocker.
Usar as configurações de política FixedDrivesEncryptionType ou SystemDrivesEncryptionType no nó do provedor de serviços de configuração (CSP) do BitLocker em aplicativos de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) pode mostrar incorretamente um erro 65000 na configuração ‘Exigir criptografia de dispositivo’ para alguns dispositivos em seu ambiente.
Painel de integridade do Windows
Os ambientes afetados são aqueles com as políticas ‘Aplicar tipo de criptografia de unidade em unidades do sistema operacional’ ou ‘Aplicar criptografia de unidade em unidades fixas’ definidas como ativadas e selecionando ‘criptografia completa’ ou ‘somente espaço usado’.
Apenas um problema de relatório aguardando uma correção
A Microsoft também esclareceu que esse problema é causado por um problema de relatório e não afeta a criptografia da unidade ou o relatório de outros problemas de dispositivos, incluindo outros problemas do BitLocker em dispositivos Windows registrados no MDM.
Para resolver isso, os administradores podem habilitar a configuração “não configurado” para as políticas “Impor tipo de criptografia de unidade em unidades do sistema operacional” ou “Impor criptografia de unidade em unidades fixas” no Microsoft Intune. A empresa acrescentou que está trabalhando ativamente para resolver o problema e fornecerá mais detalhes em uma atualização futura.
No início deste ano, A Microsoft corrigiu um problema conhecido que afetava os servidores WSUS (Windows Server Update Services) atualizados para o Windows Server 2022, o que os fez parar de enviar atualizações do Windows 11 22H2 para endpoints corporativos. No mesmo mês, ele corrigiu outro bug que causava falhas na gravação e reprodução de vídeo em aplicativos que usavam o codec WVC1 nos sistemas Windows 10 e Windows 11.
Esperamos que a Microsoft tenha se livre de todos os problemas que afetam os seus serviços quanto antes. São muitos erros relatados nos últimos meses.