Microsoft atualizará Windows 10 21H2 contra vontade dos usuários

Microsoft atualizará Windows 10 21H2 contra vontade dos usuários
Microsoft atualizará Windows 10 21H2 contra vontade dos usuários

Os usuários do Microsoft Windows 10 21H2 receberão uma atualização forçada, queiram ou não. Aqueles que ainda usam o Windows 10 versão 21H2 têm cerca de um mês até o fim do suporte, o que significa que não haverá mais atualizações de segurança ou outras medidas depois disso.

Suas opções são essencialmente atualizar para o Windows 10 22H2 ou mudar para o Windows 11, o que deixaria a Microsoft feliz.

A manutenção e o suporte para as edições Windows 10 21H1 Home, Pro, Pro Education e Pro Workstation terminam em 13 de junho, com a atualização de segurança de junho de 2023 – prevista para o mesmo dia – sendo a última para essas edições.

“Após esta data, os dispositivos que executam essas versões não receberão mais segurança mensal e atualizações de visualização contendo proteções contra as ameaças de segurança mais recentes”, escreve Redmond em um lembrete .

E não se preocupe se você esquecer de atualizar o sistema operacional. A Microsoft diz que atualizará automaticamente aqueles que usam o Microsoft 10 21H1 para uma versão compatível do Windows.

Microsoft atualizará Windows 10 21H2 contra vontade dos usuários

A atualização automática é para “dispositivos de consumo e dispositivos de negócios não gerenciados que estão chegando ao fim do serviço ou dentro de vários meses”, acrescenta a Microsoft. “Isso mantém seu dispositivo com suporte e recebendo atualizações mensais que são essenciais para a segurança e a integridade do ecossistema”.

O cronograma para a mudança forçada não é claro, embora a empresa diga que os usuários podem escolher um momento para a atualização que seja conveniente para eles.

A Microsoft considera que os usuários devem atualizar para pelo menos a versão mais recente do Windows 10, mas sem dúvida gostaria de convencer o maior número possível a dar o salto para o Windows 11. De acordo com StatCounter, o Windows 10 ainda é usado por mais pessoas do que qualquer outra versão do o sistema operacional, por uma grande margem.

Nos últimos 12 meses, o uso do Windows 10 permaneceu relativamente estável, atingindo cerca de 71% no mês passado. Era pouco mais de 73% em março de 2022. Enquanto isso, o uso do Windows 11 saltou de quase 9% em março para 23% em abril.

Pelo menos o uso do Windows 7 e 8.1 continuam caindo.

O Windows 10 22H2 é a última versão do Windows 10 e o suporte continuará até outubro de 2025.

Nenhuma iteração do sistema operacional dura para sempre. Mesmo que o Windows 10 continue a desacelerar e a Microsoft faça pressão para o Windows 11, a especulação – a Microsoft não confirmou nada – é que o Windows 12 poderia fazer sua estreia no próximo ano, três anos após o Windows 11 chegar ao mercado.