A Microsoft resolveu um problema conhecido que causava falhas intermitentes ao salvar e copiar arquivos em dispositivos Windows 11 22H2. Esse problema era mais recorrente especialmente ao trabalhar com compartilhamentos de rede.
Esse problema afeta apenas os aplicativos do Windows que usam a API CopyFile e também reconhecem endereços grandes, de acordo com a empresa. A Microsoft diz que os dispositivos Windows correm um risco maior de serem afetados por esse problema específico ao usar software de segurança comercial ou corporativo específico que utiliza atributos de arquivo estendidos.
Falha de salvamento corrigida
Nenhuma instância foi relatada em relação ao impacto da funcionalidade de cópia de arquivo no File Explorer; no entanto, aplicativos específicos que utilizam a API CopyFile podem encontrar problemas.
Os usuários de aplicativos do Microsoft Office, como Word e Excel, também podem ter problemas para copiar e salvar, mas apenas ao utilizar versões de 32 bits. Nesses casos, os usuários afetados verão mensagens de erro “Documento não salvo”. Também é importante observar que aqueles que usam dispositivos Windows em ambientes pessoais ou comerciais não gerenciados provavelmente não encontrarão esse problema conhecido.
A Microsoft resolveu essa falha com a atualização cumulativa KB5027231 do Windows 11 lançada hoje como parte do Patch Tuesday deste mês.
Esta atualização aborda um problema conhecido que afeta aplicativos de 32 bits que reconhecem endereços grandes e usam a API CopyFile. Você pode ter problemas ao salvar, copiar ou anexar arquivos.
Se você usa algum software de segurança comercial ou empresarial que usa atributos de arquivo estendidos, esse problema provavelmente o afetará.
Já corrigido no Windows 10 e Windows 11 21H2
A empresa corrigiu o problema no Windows 10 e no Windows 11 21H2 há três semanas por meio do Known Issue Rollback (KIR), um recurso do Windows que reverte correções não relacionadas à segurança enviadas pelo Windows Update.
Os administradores do Windows devem instalar e configurar uma política de grupo KIR para resolver a transferência de arquivos e salvar problemas em dispositivos gerenciados pela empresa afetados. Após a instalação, você pode encontrar a Política de Grupo em Configuração do Computador -> Modelos Administrativos.
Para implantar a reversão de problema conhecido, você deve ir para a política de computador local ou a política de domínio em seu controlador de domínio usando o editor de política de grupo para selecionar a versão do Windows que deseja direcionar.
Mais informações sobre como implantar e configurar políticas de grupo KIR estão disponíveis no site de suporte da Microsoft.