A Microsoft diz que as atualizações cumulativas do Patch Tuesday deste mês também corrigem um problema conhecido que causa problemas de inicialização, travamentos e problemas de desempenho no Windows Server 2019. Esse problema apareceu após a instalação das atualizações de segurança de agosto de 2024.
Correção de problema no Windows Server
A Microsoft confirmou esse problema conhecido pela primeira vez em 21 de agosto, após relatos generalizados de administradores do Windows de que seus servidores estavam apresentando problemas de desempenho e se tornando inutilizáveis após a instalação da atualização KB5041578.
A empresa admitiu que os dispositivos Windows Server 2019 estavam apresentando lentidão no sistema, falta de resposta e alto uso da CPU (particularmente evidente com os Serviços Criptográficos), especialmente ao executar software antivírus que realiza varreduras na pasta ‘% systemroot%\system32\catroot2’ para atualizações do Windows, devido a um erro na enumeração do catálogo.
A Microsoft também acrescentou que é improvável que aqueles que usam as edições Home ou Pro do Windows enfrentem esse problema conhecido porque o cenário de ativação é mais comum em ambientes corporativos. Embora a empresa não tenha identificado o software que está causando esses problemas, os administradores afetados os vincularam ao serviço Antimalware Service Executable (o processo em segundo plano do Windows Defender).
Problema conhecido corrigido, política de grupo de reversão de problema conhecido também disponível
“Esse problema foi resolvido pelas atualizações do Windows lançadas em 10 de setembro de 2024 (KB5043050) e posteriormente”, revelou a empresa hoje em uma atualização da página de integridade da versão do Windows.
Recomendamos que você instale a atualização de segurança mais recente para seu dispositivo, pois ela contém melhorias importantes e resoluções de problemas, incluindo esta.
Os administradores que não conseguem implantar a atualização cumulativa KB5043050 para corrigir esse problema conhecido podem instalar e configurar a Política de Grupo de Reversão de Problema Conhecido KB5041578 240816_21501 do Windows 10 1809 e do Windows Server 2019.
Para implantar o Known Issue Rollback em servidores impactados, vá para a Local Computer Policy ou a Domain policy no controlador de domínio usando o Group Policy Editor para escolher a versão do Windows que você deseja atingir. Em seguida, reinicie o(s) dispositivo(s) impactado(s) para aplicar a configuração da política de grupo.
Você pode encontrar mais informações sobre como implantar e configurar Políticas de Grupo KIR no site de suporte da Microsoft. Por lá, você fica por dentro de todas as etapas necessárias.
Via: Bleeping Computer