A Microsoft acaba de corrigir um problema conhecido que afetava os servidores WSUS (Windows Server Update Services) atualizados para o Windows Server 2022. O problema fazia com que eles não enviassem atualizações do Windows 11 22H2 para endpoints corporativos. Embora as atualizações fossem baixadas com êxito para o servidor WSUS, elas falharam ao se propagar para os dispositivos clientes. A causa principal decorre da remoção acidental dos tipos MIME .msu e .wim durante o processo de atualização para o Windows Server 2022.
Problema corrigido nos servidores WSUS pela Microsoft
Esse problema afeta apenas os servidores WSUS que executam o Windows Server 2022, especificamente aqueles atualizados do Windows Server 2016 ou Windows Server 2019. Notavelmente, o Microsoft Configuration Manager, que faz parte do Microsoft Endpoint Manager, permanece inalterado por esse problema específico.
Esse problema é causado pela remoção acidental de tipos MIME da plataforma de atualização unificada (UUP) necessários durante a atualização para o Windows Server 2022 de uma versão anterior do Windows Server.
Este problema pode afetar atualizações de segurança ou atualizações de recursos para o Windows 11, versão 22H2.
Embora a Microsoft tenha resolvido o problema lançando a atualização cumulativa KB5023705 de março para o Windows Server 2022, a empresa atualizou apenas o painel de integridade do Windows na sexta-feira para reconhecer a correção.
Solução alternativa
A Microsoft também fornece uma solução alternativa para administradores que não instalaram o KB5023705 e precisam de uma correção temporária. Isso exige que eles adicionem manualmente os tipos UUP MIME removidos acidentalmente usando esses comandos do PowerShell (as linhas podem ser selecionadas com um clique duplo):
& $Env:WinDir\system32\inetsrv\appcmd.exe set config /section:staticContent /+”[fileExtension=’.msu’,mimeType=’application/octet-stream’]”
& $Env:WinDir\system32\inetsrv\appcmd.exe set config /section:staticContent /+”[fileExtension=’.wim’,mimeType=’application/x-ms-wim’]”
As extensões de arquivo ausentes também podem ser adicionadas de volta aos servidores afetados com a ajuda do Gerenciador de Serviços de Informações da Internet (IIS) criando novos tipos de MIME com “.wim” (aplicativo/x-ms-wim) e “.msu” (aplicativo/octeto-stream) extensões.
No início deste mês, a Microsoft também lançou uma atualização de driver para consertar câmeras em dispositivos Windows baseados em ARM (incluindo laptops Surface Pro X), quebrados desde que os relatórios dos clientes começaram a chegar em 23 de maio. A empresa fez outra tentativa de resolver um bug de proteção da autoridade de segurança local (LSA) que estava causando avisos de segurança do Windows com a atualização KB5007651 do Microsoft Defender.
O lançamento inicial desta atualização ocorreu em 26 de abril, mas foi posteriormente retirado quase um mês depois, em 17 de maio. A decisão de removê-lo foi motivada por relatos de telas azuis e reinicializações inesperadas do sistema no Windows 11 ao jogar após a instalação da atualização.