A Microsoft acaba de lançar uma correção temporária para um problema que afeta os aplicativos do Windows usando conexões de banco de dados ODBC. Esse problema surgiu após a instalação das atualizações do Patch Tuesday de novembro de 2022.
Os aplicativos afetados, segundo a própria empresa, podem falhar ao se conectar aos bancos de dados por meio de conexões usando o driver ODBC SQL Server da Microsoft.
Correção temporária da Microsoft para problemas de conexão de banco de dados ODBC
Esse problema conhecido afeta as plataformas Windows de cliente e servidor, do Windows 7 SP1 e Windows Server 2008 SP2 até o Windows 11 e Windows Server 2022 lançados mais recentemente.
De acordo com a Microsoft:
Depois de instalar esta atualização, os aplicativos que usam conexões ODBC por meio do Microsoft ODBC SQL Server Driver (sqlsrv32.dll) para acessar bancos de dados podem não se conectar.
Além disso, os usuários podem receber erros:
O sistema EMS encontrou um problema” nos aplicativos ou do SQL Server com mensagens “Erro de protocolo no fluxo TDS” ou “Token desconhecido recebido do SQL Server.
Para verificar se um de seus aplicativos usa conexões ODBC e está falhando ao buscar dados, você pode abri-lo e executar o comando “tasklist /m sqlsrv32.dll” em uma janela do prompt de comando (sem as aspas).
Mitigação temporária agora disponível
Os clientes afetados por esse problema conhecido podem usar um dos dois métodos para mitigar seu impacto e reviver aplicativos corrompidos: Se seu aplicativo já estiver usando ou for capaz de usar o Data Source Name (DSN) para selecionar conexões ODBC, instale o Microsoft ODBC Driver 17 para SQL Server e selecione-o para uso com seu aplicativo usando DSN; ?Se seu aplicativo não puder usar DSN, ele precisará ser modificado para permitir DSN ou para usar um driver ODBC mais recente do que o Microsoft ODBC SQL Server Driver (sqlsrv32.dll).
A Microsoft disse que está atualmente trabalhando em uma resolução, com mais detalhes sobre esse problema a serem divulgados em uma atualização futura. Além desse, a empresa também abordou outros problemas desencadeados após a instalação das atualizações do Patch Tuesday de novembro nos últimos dois meses.
Em novembro, emitiu atualizações fora de banda (OOB) de emergência para corrigir falhas de login do controlador de domínio e outros problemas de autenticação. Um mês depois, ele resolveu um problema de vazamento de memória LSASS que levou a congelamentos e reinicializações em alguns controladores de domínio após a instalação das atualizações de novembro do Windows Server.