Serviços da Microsoft Azure, Teams, Outlook estão fora do ar

Microsoft apresenta solução para travamentos do menu Iniciar ou aplicativos
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A Microsoft está atualmente revertendo uma mudança em sua rede de longa distância que acredita ter derrubado uma série de seus serviços em nuvem esta manhã, talvez por conta dos lucros em queda da empresa. Assim, o fato é que serviços da Microsoft Azure, Teams, Outlook estão fora do ar.

Usuários de todo o mundo estão expressando sua raiva nas mídias sociais por não conseguirem enviar ou receber e-mails, conectar-se a reuniões do Teams ou acessar muitos outros serviços.

Os problemas começaram por volta das 07:05 UTC de 25 de janeiro e envolveram problemas com conectividade de rede para milhões de usuários do Azure, Teams e Outlook, quando eles tentaram se conectar aos recursos do Azure, que naturalmente incluem os serviços hospedados em nuvem da Microsoft.

Uma atualização do status de integridade do serviço da empresa às 0810 UTC admitiu que: “Os usuários podem não conseguir acessar vários serviços do Microsoft 365”, que incluem, entre outros, Teams, Exchange Online, Outlook, SharePoint Online e OneDrive for Business.

Por que os serviços da Microsoft Azure, Teams, Outlook estão fora do ar?

Serviços da Microsoft Azure, Teams, Outlook estão fora do ar

Parece que a causa do problema é uma alteração na configuração de rede, com a gigante do Windows admitindo: “Identificamos que uma alteração de roteamento de rede de longa distância (WAN) causou impacto no serviço. Revertemos a alteração e o monitoramento o serviço à medida que ele se recupera. Alguns dos clientes que relataram anteriormente o impacto também estão relatando a recuperação.”

Muitos clientes irados estão entrando em contato com a Microsoft via Twitter para compartilhar seus problemas, com um exemplo típico sendo aquele que disse: “VPN, SQL, Web Apps todos afetados”.

Outro relatou que “não foi possível enviar / receber e-mails no Outlook, as reuniões do Teams estão desconectando e os portais do O365 estão carregando muito lentamente. As atividades críticas de negócios foram afetadas principalmente esta manhã”.

No Reddit, a conversa entre os administradores de sistema revelou que era um problema global, com usuários da Alemanha, Suíça, Holanda, Austrália e Reino Unido relatando latência e outros problemas, com um em particular comentando que: “Acho que as demissões em MS não caiu tão bem…” e outro dizendo: “Eu me sinto mal pelo cara que puxou o gatilho na mudança que causou esta tempestade.”

Uma atualização de status mais recente da Microsoft afirmou que:

“Nossa telemetria mostra sinais consistentes de recuperação de 0945 UTC em diante em várias regiões e serviços. A maioria dos clientes agora deve ver a recuperação total, pois a rede WAN se recuperou totalmente.”

Esta última interrupção ocorre em dezembro, que também afetou os serviços de nuvem, como Exchange Online e Teams, na região da Ásia-Pacífico, enquanto outra interrupção em julho também afetou os serviços do Microsoft 365 globalmente, mas esses são apenas alguns dos incidentes que ocorreram na região . ano passado.

Enquanto isso, a Microsoft relatou apenas um crescimento modesto em seus resultados de ganhos para o trimestre até o final de 2022, com produtos centrados no consumidor mostrando quedas acentuadas de receita e a empresa alertando para desacelerar o crescimento do Azure e serviços de nuvem associados.

O CEO Satya Nadella atribuiu isso aos clientes “otimizando” seus gastos com nuvem e previu que o crescimento seria retomado assim que o Azure pudesse oferecer a IA que os clientes desejam – supondo que eles possam acessar esses serviços, é claro.

Pedimos à Microsoft uma declaração explicando a interrupção do serviço de hoje e atualizaremos este artigo quando recebermos uma resposta.