O Windows 11 foi lançado há meses. No entanto, uma das várias coisas que impede as pessoas de atualizar para essa versão do sistema da Microsoft é que ele possui requisitos de sistema muito específicos. Para alguém que deseja atualizar do Windows 7, por exemplo, é provável que seu hardware não seja compatível. Mas, para resolver esse problema, temos o tiny11, que é uma versão simplificada do Windows 11 Pro e, pode ser instalado em máquinas com o Windows 7.
Vindo da mesma equipe que estava por trás do tiny10, o tiny11 é uma versão simplificada e simplificada do Windows 11 Pro que reduz drasticamente os requisitos do sistema.
tiny11: uma alternativa ao Windows 11 Pro para sistemas mais antigos
O sistema operacional tiny11 precisa de apenas 8 GB de espaço em disco e 2 GB de RAM e não requer suporte TPM (Trusted Platform Module). No entanto, ainda há algumas ressalvas a serem lembradas.
Os desenvolvedores dizem sobre o tiny11:
Depois de meses de pedidos, o tiny11 finalmente chegou! Baseado no Windows 11 Pro 22H2, o tiny11 tem tudo o que você precisa para uma experiência de computação confortável sem o inchaço e a confusão de uma instalação padrão do Windows. 8 GB de espaço em comparação com os 20+ GB de uma instalação padrão. Você pode atualizar do Windows 10 e instalá-lo em dispositivos não suportados.
O vídeo introdutório abaixo mostra o tiny11:
Vale a pena dar uma lida neste tópico no Twitter (Via: Beta News) onde os desenvolvedores explicam algumas das limitações, entre elas:
Tiny11 não pode ser reparado, mas .NET, drivers e atualizações de definições de segurança ainda podem ser instaladas a partir do Windows Update.
(…)
A principal forma de o tiny11 ficar pequeno é removendo o Windows Component Store (WinSxS). Como tal, a instalação de novos recursos ou idiomas infelizmente não é possível.
Em sua essência, o tiny11 foi projetado para dar nova vida a computadores antigos, portanto, não recomendo instalá-lo em PCs que oferecem suporte ao Windows 11 por padrão. Isso não significa que não confio no meu produto, mas em certo ponto as desvantagens superam os benefícios.
Nem é preciso dizer que o Tiny11 não é endossado pela Microsoft de forma alguma e, se você decidir fazer um teste, o fará inteiramente por sua conta e risco.
Caso, mesmo com todas as ressalvas, ainda pretenda fazer a instalação desse sistema, você pode baixar o software aqui. Mas, recomendamos que leia atentamente o tópico do Twitter incorporado acima.