Windows 11: Microsoft testa aprimoramento de IA de para jogadores

Imagem com a logomarca do Windows 11

A Microsoft está testando um novo recurso de upscaling assistido por IA. O aprimoramento da IA trará “Super Resolução Automática” que aumenta a qualidade de vídeo e imagem dos jogos suportados, ao mesmo tempo que os torna mais suaves, deixando os jogadores do Windows 11 ainda mais satisfeitos.

Aprimoramento de IA para melhoria de jogos no Windows 11

Upscaling é o processo de conversão de uma imagem de qualidade inferior ou de baixa resolução em uma de maior resolução, sem sacrificar a qualidade. Os métodos tradicionais de upscaling usam técnicas como vizinho mais próximo ou interpolação bicúbica para extrapolar quais pixels coloridos devem ser adicionados a uma imagem para aumentar sua resolução sem causar muita perda de qualidade. Infelizmente, essas técnicas geralmente fazem com que a imagem fique cada vez mais desfocada à medida que sua resolução aumenta.

As técnicas de upscaling mais recentes utilizam inteligência artificial e algoritmos de aprendizagem profunda para prever e adicionar detalhes a imagens de baixa qualidade, permitindo-lhes alcançar resoluções mais altas sem sacrificar a qualidade. Isto é conseguido treinando os algoritmos com milhões de imagens, permitindo que a IA preveja os pixels e a cor que devem ser adicionados à imagem durante o procedimento de upscaling.

A Microsoft agora está testando um recurso de Super Resolução Automática como parte de sua primeira visualização do Windows 11 24H2 nos canais Canary e Dev. Este recurso está oculto e deve ser habilitado usando ferramentas especializadas, mas uma vez habilitado, uma nova configuração global de Super Resolução Automática aparece em Sistema > Tela > Gráficos para configurar o novo recurso.

“Use a IA para fazer com que os jogos suportados sejam executados de maneira mais suave e com detalhes aprimorados”, diz a descrição da configuração.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Além disso, você também pode ativar o recurso por jogo, habilitando a configuração na seção “Configurações personalizadas para aplicativos”.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

O novo recurso

A Microsoft não divulgou nenhuma informação sobre esse recurso, e o link Mais sobre o Auto SR vai para o DirectX Developer Blog, com a maioria das histórias recentes focando no uso de Unidades de Processamento Neural (NPU) no DirectX 12. No entanto, acredita-se que esse recurso seja semelhante ao recurso DLSS Super Resolução da NVIDIA , que também usa IA para aprimorar os quadros de vídeo.

Para aqueles que desejam testar o novo recurso Super Resolução, você pode instalar a versão mais recente do Windows 11 Dev ou Canary e baixar o programa ViveTool, que permite habilitar recursos ocultos do desenvolvedor. Para habilitar o recurso Super Resolução, abra um prompt de comando elevado e execute o seguinte comando compartilhado por Albacore no X.

vivetool /enable /id:39695921 /variant:3


Depois de inserir o comando, reinicie o Windows 11 para habilitar o recurso. Deve-se observar que esse recurso está em desenvolvimento e a ativação do recurso pode causar instabilidade no seu dispositivo. Portanto, use-o apenas em um dispositivo de teste, não no computador principal.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile