Windows como um aplicativo: vêm aí o Windows App

Windows como um aplicativo: uma nova era da computação

A ideia de ter o Windows como um aplicativo está a caminho, e isso pode mudar a maneira como usamos nossos computadores. Quem precisa de um PC com Windows quando você pode executar o sistema operacional como um serviço de desktop em seu Chromebook, Linux ou Mac?

A evolução da computação: do mainframe ao desktop

Para quem teve seu primeiro computador um mainframe IBM 360. Para usá-lo, dependia de um terminal 3270. A partir daí, rapidamente passamos para um minicomputador PDP-11 rodando Unix – onde a interface era um terminal VT-102. Naquela época, todo o poder de computação era remoto. Então, CP/M, Apple e PCs IBM mudaram tudo. E o desktop se tornou onde o poder residia.

A volta à computação remota

Isso foi então; este é agora. Hoje, estamos voltando à computação remota e do PC para ofertas baseadas em nuvem de Desktop-as-a-Service (DaaS) como o Windows 365. Isso é exatamente o que a Microsoft queria há anos. Não acredita em mim? Confira o Windows App, o portal da Microsoft para todas as suas ofertas remotas do Windows.

O que é o Windows App?

O Windows App, que ainda está em beta, permitirá que você se conecte ao Azure Virtual Desktop, Windows 365, Microsoft Dev Box, Remote Desktop Services e PCs remotos de, bem, praticamente qualquer dispositivo de computação. Especificamente, você pode usá-lo de Macs, iPhones, iPads, outras máquinas Windows e – preste atenção! – navegadores da web. Essa última parte significa que você poderá executar o Windows a partir de PCs alimentados por Linux, Chromebooks e telefones e tablets Android.

A liberdade de escolha do dispositivo

Portanto, se você ficou preso executando o Windows porque seu chefe insiste que você não pode fazer seu trabalho a partir de um Chromebook, PC Linux ou Mac, seu dia chegou. Você ainda pode executar a máquina que deseja e usar o Windows apenas para aquelas vezes que requer software específico do Windows.

A mudança para SaaS

Lembre-se, você já pode fazer isso há algum tempo. Como eu apontei recentemente, todos os fornecedores de software do Windows não querem que você execute aplicativos autônomos do Windows; eles preferem aplicativos baseados na web Software-as-a-Service (SaaS). Eles podem ganhar muito mais dinheiro com você insistindo que você pague uma assinatura mensal em vez de um pagamento único.

A estratégia da Microsoft

Claro, a Microsoft fez seus primeiros bilhões com o Windows e o desktop do PC, mas esse não tem sido seu plano de negócios há anos. Como Zac Bowden, editor sênior do Windows Central, recentemente viu em uma apresentação interna da Microsoft em junho de 2022, a empresa planeja “Mover o Windows 11 cada vez mais para a nuvem: Construir no Windows 365 para permitir um sistema operacional Windows completo transmitido da nuvem para qualquer dispositivo. Use o poder da nuvem e do cliente para habilitar serviços aprimorados por IA e roaming completo da experiência digital das pessoas.”

Conclusão

Essa mudança estava chegando muito antes de a Microsoft se apaixonar pela IA. Eu vi a Microsoft mudando as pessoas para o Windows DaaS vindo pela estrada em 2018. O Windows App apenas tornará isso mais fácil do que nunca. Quão fácil é? Muito. Por exemplo, você poderá usar o Windows remotamente via navegadores usando versões antigas do Chrome, Firefox, Safari e, claro, Edge.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.