SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Wine 3.0 terá suporte Direct3D 11 e versão para Android

Se você usa o Wine, então essa notícia é para você. O Wine 3.0 deve ser lançado ainda em 2017, certamente no final do ano. No dia 28 de outubro deste ano, aconteceu a WineConf2017, pois é, há uma conferência mundial em torno do Wine, nesta edição a conferência foi feita na Polônia, foram dois dias, dia 28 e 29.

Novidades para o Wine 3.0

A ideia do Wine sempre será permitir que aplicações do Windows possam executar ou instalar em qualquer sistemas semelhante ao UNIX, a licença do Wine permanece código aberto. As informações foram passadas por Alexandre Julliard que é o líder do projeto.

De cara Alexandre já foi citando como grande novidade do suporte ao Direct3D e o suporte para o Android, isso quer dizer que os usuários do Android terão uma versão do Wine disponível para instalar em seus dispositivos, e assim executar aplicações do Windows nele.

Dentro do Wine existe o suporte para muitas versões do Windows, dentre elas, versões que não são mais utilizadas, e pensando nisso a próxima versão, o Wine 3.0 terá como sistema base o Windows 7 e as versões posteriores, então se você precisa da base do Windows XP saiba que ela não está mais disponível a partir do Wine 3.0.

Mudanças e correções para o Wine 3.0

As notícias são boas em torno do Wine 3.0, mas muita coisa ainda precisa ser ajustada antes do ano acabar. Durante a conferência do Wine foram listadas cerca de 160 correções, pois é, muita coisa para ser feita antes do grande lançamento.

Quando o Alexandre citou o Direct3D algumas perguntas em torno do Direct3D 12 também vieram à tona, mas para a versão 12, ele disse que só o ano que vem, aproveitando o ensejo, ele disse também que no Wine 3.0 não haverá suporte para a próxima API do Vulkan, como também não terá suporte ao Wayland, mas, garantiu que no próximo ano essas melhorias devem chegar ao Wine, mas não disse em qual versão.

Você pode assistir um trecho da palestra do Alexandre sobre o Wine 3.0 e sobre as novidades através do vídeo abaixo:

Comentários