in

Wine 4.0 é oficialmente lançado com suporte a Vulkan, Direct3d 12 e HiDPI no Android

Wine 4.0 é oficialmente lançado com suporte a Vulkan, Direct3d 12 e HiDPI no Android

O projeto Wine anunciou a disponibilidade do Wine 4.0. O software de código aberto permite que usuários do Linux e do macOS instalem e usem aplicativos do Windows em seus computadores. Leia neste post que o Wine 4.0 é oficialmente lançado com suporte a Vulkan, Direct3d 12 e HiDPI no Android.

Um ano após versão anterior

O Wine 4.0 vem um ano após o lançamento do Wine 3.0, que foi o primeiro a introduzir um driver Android. Com ele, os usuários podem executar aplicativos e jogos do Windows em dispositivos equipados com o sistema operacional Android, do Google, suporte para Direct3D 11 por padrão para AMD Radeon e Intel GPUs. Além disso, há um agendador de tarefas, bem como suporte a criptografia AES no macOS.

Com o Wine 4.0, a equipe continua a melhorar a camada de compatibilidade de código aberto e livre. Assim, um programa Windows pode ser executado em computadores Linux e Mac, adicionando novos recursos como:

  • suporte à API de gráficos Vulkan de última geração;
  • suporte a Direct3D 12;
  • HiDPI (High -DPI) suporte para Android;
  • e suporte para controladores de jogos.

A equipe do Wine está orgulhosa em anunciar que o lançamento estável do Wine 4.0 já está disponível. Este lançamento representa um ano de desenvolvimento e mais de 6.000 mudanças individuais. Ele contém um grande número de melhorias, escreveram os desenvolvedores no  anúncio de lançamento.

O que há de novo no Wine 4.0

Novos recursos chegam à versão estável do Wine 4.0 da Vulkan

É claro que o suporte para Vulkan e Direct3D 12, assim como o suporte HiDPI para Android, são apenas os maiores destaques. Este lançamento é uma grande atualização com muitos aprimoramentos, dentre os quais podemos mencionar:

  • autocompletar shell;
  • decodificador de MP3;
  • vários aprimoramentos da interface do usuário;
  • suporte para buscar informações detalhadas da BIOS no Linux;
  • e suporte para o formato de imagem PNG.
  • O recurso de fluxo de comandos multithreaded agora está habilitado por padrão e os contextos de núcleo OpenGL também são usados ??por padrão quando disponíveis;
  • O suporte a Direct3D 10 e 11 recebeu texturas e visualizações de vários exemplos, resoluções de várias amostras, suporte a texturas de 1D, sombreamento de fragmento por amostra, fixação de polarização de profundidade, controle de corte de profundidade e muito mais.

Outras melhorias

Várias outras áreas do Wine receberam várias pequenas melhorias, incluindo gráficos, kernel, integração de desktop, rede, dispositivos de entrada, criptografia, texto e fontes, áudio, aplicativos embutidos, internacionalização, compilador IDL e muito mais.

Tudo está detalhado nas notas de lançamento. Enquanto isso, você pode baixar o Wine 4.0 e compilá-lo no seu PC Linux ou Mac.

Baixar Wine 4.0

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Telegram permite grupos de até 200 mil pessoas e bloqueio de conteúdo

Telegram permite grupos de até 200 mil pessoas e bloqueio de conteúdo

Malware afeta servidores Linux para mineração de criptomoedas

Malware afeta servidores Linux para mineração de criptomoedas