Wine 5.1 dá início ao desenvolvimento do Wine 6.0

Após o lançamento do Wine 5.0, há cerca de duas semanas, como parte do release anual estável do Wine, o Wine 5.1 está chegando agora para ser a próxima série de desenvolvimento quinzenal no caminho de preparação para o Wine 6.0, que será lançado em janeiro do próximo ano, ou seja, em 2021.

Wine 5.1 dá início ao desenvolvimento do Wine 6.0

No entanto, devido ao primeiro instantâneo de desenvolvimento da nova série e quase dois meses de congelamento de código que antecederam a versão 5.0, a versão Wine 5.1 não é muito grande. Ele inclui suporte LLVM-MinGW para servir como uma alternativa de compilador cruzado PE ao MinGW baseado em GCC.

O Wine 5.1 também traz:

  • melhores documentações sobre os locais de erro em JavaScript e VBScript;
  •  suporte para instalação realocável das ferramentas Winelib;
  • suporte para desenho de elipse no Direct2D;
  • e aprimoramentos de monitores OLE.

O Wine 5.1 vem com 32 correções de bugs conhecidas que afetam softwares como o QuickTime, além de ajudar muitos jogos como Star Wars: Starfighter, Sniper Elite 2, Overwatch, Dragon Age Inquisition e outros títulos.

Mais detalhes sobre o Wine 5.1 via WineHQ.org.

A fonte está disponível nos seguintes locais:

https://dl.winehq.org/wine/source/5.x/wine-5.1.tar.xz

http://mirrors.ibiblio.org/wine/source/5.x/wine-5.1.tar.xz

Pacotes binários para várias distribuições estarão disponíveis em:

https://www.winehq.org/download

Você encontrará documentação em https://www.winehq.org/documentation

Você também pode obter a fonte atual diretamente do repositório git.

Verifique https://www.winehq.org/git para obter detalhes.

Sobre o Wine 5.0

O Wine 5.0 foi lançado já mais no final de janeiro último com muitas novidades importantes. Ele vem com suporte a vários monitores e ao Vulkan 1.1. Isso ocorreu depois de estar em desenvolvimento por mais de um ano.

Entre outras melhorias da versão atual do Wine, podemos destacar:

  • suporte para configurações de vários monitores;
  • a reimplementação da API de áudio de baixo nível XAudio2;
  • suporte ao Vulkan 1.1.126;
  • e também módulos internos no formato PE (Portable Executable).

Com informações de Phoronix

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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