WINE 5.18 chega com novidades

Fiel e pontual como sempre, o Wine acaba de lançar sua atualização quinzenal que está presente na WineHQ. O programa é usado para rodar aplicativos Windows em sistemas operacionais que não sejam da Microsoft, como o Linux. Desta vez, o WINE 5.18 substitui a versão v5.17. Não há nada de especial destaque, porém, há novidades mais importantes do que no lançamento passado.

WineHQ geralmente nos informa a cada lançamento de uma nova versão de desenvolvimento de três ou quatro novos recursos notáveis, aos quais adiciona as habituais “correções de bugs diversos”. Nesta semana, a lista é um pouco mais longa. Por outro lado, eles também corrigiram 42 bugs e introduziram 264 alterações. Abaixo você encontra a lista das notícias mais importantes do WINE 5.18 que o WineHQ citou.

Destaques do WINE 5.18 que chega com novidades

  • Compilação do shader vulkan usando a nova biblioteca vkd3d-shader.
  • Biblioteca USER32 convertida em PE.
  • O console não requer mais a biblioteca de maldições.
  • Suporte para modos de exibição com várias orientações.
  • Várias correções de sintaxe no compilador WIDL.
  • Makefiles não recursivos.
  • Várias correções de bugs.

Os usuários interessados podem instalar o WINE 5.18 a partir de seu código-fonte, disponível neste e neste outro link, ou a partir dos binários que podem ser baixados aqui.

No link de onde podemos baixar os binários também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora. No entanto, também existem versões para Android e macOS.

A próxima versão de desenvolvimento será o WINE 5.19 e, se não houver surpresas, algo que parece impossível de acontecer na agenda do WineHQ, ele chegará no dia 9 de outubro. Entre as melhorias que apresentará, a única coisa que podemos assegurar é que eles introduzirão centenas de pequenas melhorias e correções como de costume.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile