Wine 7.18 lançado com suporte Unicode 15.0 e 20 correções de bugs

Veja as novidades desta versão do Wine.

O Wine 7.18 foi lançado nesta sexta-feira à tarde como o mais novo lançamento de desenvolvimento quinzenal para este programa de código aberto para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows no Linux, macOS e outras plataformas. Desta vez, o Wine 7.18 lançado com suporte Unicode 15.0 e 20 correções de bugs.

O Wine 7.18 não é a atualização de desenvolvimento mais empolgante para usuários finais, mas apresenta suporte a caracteres Unicode 15. O Unicode 15.0 foi lançado na semana passada e adiciona 4.489 novos caracteres, elevando a contagem geral para 149.186 caracteres. 

Wine 7.18 lançado com suporte Unicode 15.0 e 20 correções de bugs

Entre os novos personagens estão 20 novos emojis, incluindo palitos de cabelo, flauta, maracas, raiz de gengibre, vagem de ervilha, alce, burro, coração rosa e rosto tremendo. Aqui está uma olhada nos novos emojis Unicode 15:

Wine 7.18 lançado com suporte Unicode 15.0 e 20 correções de bugs

O Wine 7.18 também adiciona suporte WoW64 ao driver macOS, correções de leitor assíncrono na integração do GStreamer e 20 correções de bugs conhecidos. As correções de bugs afetam softwares de jogos como Resident Evil 7 a aplicativos como Bloomberg Terminal, Adobe FrameMaker, KeePassXC e vários outros softwares.

A lista completa de alterações do Wine 7.18 pode ser encontrada em WineHQ.org.

Suporte para Apple M2 adicionado ao upstream LLVM junto com o A15, A16

O LLVM upstream adicionou os alvos de CPU do compilador para os SoCs Apple M2, A15 e A16.

O engenheiro de compiladores da Apple, Tim Northover, contribuiu com os alvos de CPU Apple M2/A15/A16 para a base de código upstream para LLVM/Clang. Ele comentou no commit:

Eles são aproximadamente ARMv8.6. Isso funciona no arquivo .td, mas em AArch64TargetParser.def, marcá-los como v8.6 traz suporte para o hash criptográfico SM4 e na verdade não temos isso. Então, do lado do TargetParser, eles estão marcados como v8.5, com os recursos extras (BF16 e I8MM adicionados manualmente). Finalmente, o A16 suporta a extensão HCX além da v8.6. Isso não tem implicações no TargetParser.

Agora, com os novos alvos “apple-a15”, “apple-a16” e “apple-m2”, é muito mais fácil direcionar os recursos desses respectivos núcleos de CPU se o objetivo for o direcionamento ideal de instruções.

Suporte para Apple M2 adicionado ao upstream LLVM junto com o A15, A16.

Mais detalhes neste commit para os interessados. Essa adição foi feita ao LLVM Git para a versão LLVM/Clang 16.0 que será lançada como estável em março próximo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile