Wine 8.17 lançado com atualização VKD3D 1.9 e gerenciamento de janela para driver Wayland

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Wine 8.17 foi lançado hoje como o mais novo lançamento de desenvolvimento quinzenal para este software de código aberto que permite que jogos e aplicativos do Windows rodem no Linux, além de servir como base para o Proton da Valve que alimenta o Steam Play. Então, o Wine 8.17 lançado com atualização VKD3D 1.9 e gerenciamento de janela para driver Wayland.

O Wine 8.17 é empolgante porque lançou o VKD3D 1.9 para sua implementação Direct3D 12 sobre Vulkan. O VKD3D 1.9 traz melhorias no suporte à linguagem de sombreamento HLSL, um novo utilitário para inspecionar blobs DXBC e outras melhorias. O VKD3D ainda normalmente segue o VKD3D-Proton downstream da Valve, enviado pela Steam Play/Proton.

Wine 8.17 lançado com atualização VKD3D 1.9 e gerenciamento de janela para driver Wayland

Também torna o Wine 8.17 interessante o fato de ele ter suporte inicial para gerenciamento de janelas em seu driver Wayland nativo. A solicitação de mesclagem foi aberta no início deste mês para gerenciamento básico de janelas no código do driver Waylande mais um passo para ter uma boa experiência nativa do Wayland para aplicativos Wine.

Wine 8.17 também adiciona suporte SoundFont à sua implementação DirectMusic. Existem 19 correções de bugs conhecidas no Wine 8.17 que ajudam jogos de The Elder Scrolls a Dwarf Fortress. Downloads e mais detalhes sobre as alterações do Wine 8.17 via WineHQ.org.

Wine-Staging 8.17 lançado com correção para relatório de bug de oito anos

Wine 8.17 lançado com atualização VKD3D 1.9 e gerenciamento de janela para driver Wayland

Com base no lançamento do Wine 8.17, o Wine-Staging 8.17 agora está disponível e consiste em 494 patches extras sobre a base de código upstream do Wine.

Wine-Staging 8.17 é alguns patches mais leve com o upstream da funcionalidade básica do SystemInfo para o Wine. Wine-Staging 8.17 também extraiu o código VKD3D mais recente do Git para Direct3D 12 implementado na API Vulkan.

A única nova funcionalidade no Wine-Staging 8.17 é fazer com que D3DXLoadMeshHierarchyFromXInMemory retorne um ID3DXAnimationController fictício. Este patch D3D9 é para resolver esse bugde 2015, em torno do Humanity Asset travando na inicialização devido a um erro do Direct3D 9. O bug persistiu todos esses anos até agora com este ID3DXAnimationController fictício de D3DXLoadMeshHierarchyFromXInMemory satisfazendo as expectativas do jogo em relação à API. É possível que essa adição também ajude outros softwares. Esperançosamente, o patch, por sua vez, será atualizado em breve para encerrar este relatório de bug de oito anos.

Tanto o Wine quanto o Wine-Staging 8.17 estão disponíveis para download em WineHQ.org.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.