Wine 8.18 lançado com trabalho no gerenciamento de janelas do Wayland

Wine 8.18 lançado com trabalho contínuo no gerenciamento de janelas do Wayland. Assim, o Wine 8.18 foi lançado como o mais novo lançamento de desenvolvimento quinzenal deste programa de código aberto para executar aplicativos e jogos do Windows no Linux. O Wine 8.18 é mais um passo mais perto do Wine 9.0 estável, que será lançado no início de 2024.

Duas semanas atrás, com o Wine 8.17, ele trouxe o gerenciamento inicial de janelas para seu driver Wayland . Com o Wine 8.18 há trabalho adicional de gerenciamento de janelas para o driver Wayland. É tudo um esforço contínuo para fornecer suporte nativo ao Wayland para jogos/aplicativos do Windows rodando no Wine como uma alternativa ao X11/XWayland. Será interessante ver, em última análise, quão utilizável e completo é o driver Wayland no momento do marco estável do Wine 9.0.

Wine 8.18 lançado com trabalho no gerenciamento de janelas do Wayland

O Wine 8.18 também incluiu a biblioteca FluidSynth para manipulação de DirectMusic e implementou mais suporte a efeitos no caminho de código Direct3D (D3D10) do Wine.

  • Biblioteca FluidSynth incluída para DirectMusic.
  • Mais gerenciamento de janelas no driver Wayland.
  • Mais suporte a efeitos no Direct3D 10.
  • Várias correções de bugs.

Existem 44 correções de bugs conhecidas nesta versão, desde correções de falhas do Unreal Tournament 2004 até outros problemas de jogos e aplicativos resolvidos.

O log de alterações completo do Wine 8.18 junto com downloads de fontes e binários estão disponíveis em WineHQ.org.

Wine-Staging 8.18 traz patch para um relatório de bug de 8 anos

Logo depois da chegada do Wine 8.18 temos o Wine-Staging 8.18 como a mais nova versão de desenvolvimento quinzenal deste software de código aberto para executar jogos e aplicativos do Windows no Linux e outras plataformas. Agora o Wine-Staging 8.18 é a mistura mais experimental de Wine que integra apenas 500 patches extras no topo do Wine.

O Wine-Staging 8.18 tem 496 patches depois que um punhado de patches foram atualizados nas últimas duas semanas, um novo patch adicionado e algumas alterações nos patches existentes. Entre as atualizações nesta versão estavam o código VKD3D mais recente para Direct3D 12 implementado na API Vulkan e atualizações para MSXML3 e ODBC.

O novo patch desta rodada está no código Direct3D 9 para que D3DXLoadMeshHierarchyFromXInMemory retorne um ID3DXAnimationController fictício. Isso decorre de um relatório de bug de 2015 sobre o jogo Humanity Asset travando no código D3DX9 do Wine sobre a implementação ID3DXAnimationController. Com Wine-Staging 8.18, o jogo de plataforma Humanity Asset 3D esperançosamente vai parar de travar. Isso parece se basear no início do código estabelecido na versão anterior do Wine-Staging 8.17.

Os últimos lançamentos do Wine e do Wine-Staging estão disponíveis a no site WineHQ.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile