Wine 8.20 resolve bug de 13 anos para registrar manipuladores de protocolo de URL no Linux

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O Wine 8.20 resolve bug de 13 anos para registrar manipuladores de protocolo de URL no Linux. O Wine 8.20 foi lançado e cuida de um relatório de bug bastante antigo… Uma solicitação de recurso de 2010 para poder registrar manipuladores de protocolo de URL no Linux.

Há muito tempo, o Wine é capaz de registrar automaticamente associações de tipos de arquivos e criar menus no Linux. O relatório de bug de 2010 solicitava a capacidade de registrar manipuladores de protocolo URL/URI no Linux. Nesse relatório, ele usou URLs do Spotify como exemplo de que seria ótimo se o desktop Linux pudesse abrir automaticamente o respectivo aplicativo Wine.

O atraso inicial no tratamento de manipuladores de protocolo de URL no Linux foi a falta de meios entre desktops para registrar manipuladores de protocolo. Desde o início deste ano houve patches no Wine-Staging para a criação de arquivos .desktop para programas que abrem URIs. Agora, finalmente, no Wine Git, a partir desta semana, está a mudança para fechar o relatório de bug de 13 anos.

Wine 8.20 resolve bug de 13 anos para registrar manipuladores de protocolo de URL no Linux

Além das associações de protocolo serem exportadas para o desktop (Linux), o Wine 8.20 também continua trabalhando na implementação das APIs DirectMusic. Recentemente, os lançamentos do Wine se concentraram no suporte DirectMusic e estão se unindo. Há também limpezas de código e 20 correções de bugs conhecidos neste instantâneo quinzenal.

O congelamento do código do Wine 9.0 e o início dos candidatos a lançamento ocorrerão em quatro semanas. Como de costume, o início de dezembro marcará o início do próximo processo anual de lançamento estável do Wine. A versão estável do Wine 9.0, por sua vez, deve estrear nas primeiras semanas de 2024, que consiste em todas as alterações feitas durante os lançamentos de desenvolvimento quinzenais do Wine 8.xx este ano.

Downloads e a lista completa de alterações do Wine 8.20 via WineHQ.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.