Wine 9.0-rc1 lançado com VKD3D atualizado e melhorias no Wine Wayland

Confira mais novidades da próxima versão do Wine.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O processo de lançamento começou para lançar o Wine 9.0 como estável no início do próximo ano. O Wine 9.0-rc1 foi lançado para encerrar os lançamentos quinzenais de desenvolvimento do Wine 8.xx do ano. Agora o congelamento do código começa e o foco está em corrigir bugs para os próximos um ou dois meses, até que o Wine 9.0 estável esteja pronto para ser batizado em janeiro-fevereiro.

Espremer o Wine 9.0-rc1 antes do congelamento do código trouxe mais melhorias no Wine Wayland. Vulkan no Wine Wayland agora pode ser usado e há suporte inicial para mouse e movimento relativo, juntamente com suporte para layouts de teclado.

Wine 9.0-rc1 lançado com VKD3D atualizado e melhorias no Wine Wayland

Wine 9.0-rc1 também traz a versão VKD3D 1.10 para fornecer o Direct3D 12 mais recente sobre a implementação da API Vulkan. Porém, os jogadores de Linux ficam melhor usando o downstream da Valve, VKD3D-Proton.

Wine 9.0-rc1 adiciona adicionalmente suporte para chaves de criptografia DH em conjunto com versões recentes do GNUTLS. Além disso, existem 42 correções de bugs conhecidas no Wine 9.0-rc1 que corrigem diferentes jogos e aplicativos do Windows.

Downloads e mais detalhes sobre o Wine 9.0-rc1 podem ser encontrados em WineHQ.org.

Wine Wayland Driver implementa suporte Mouselook, Movimento Relativo do Cursor

Espera-se que o lançamento do Wine 8.22 na sexta-feira seja o último lançamento de recurso quinzenal antes de mudar o foco para o congelamento de código e deixar o Wine 9.0 pronto para lançamento no início de 2024. Está chegando à linha de chegada quanto mais funcionalidade do driver Wine Wayland será fundido no tempo.

Alguns dias atrás, o suporte Vulkan do Wine Wayland evoluiu para um estado utilizável, enquanto hoje a “parte 11” da habilitação do Wine Wayland foi mesclada. Este 11º conjunto de patches de driver Wine Wayland é para suporte ao mouselook, incluindo a conexão do ClipCursor e eventos de movimento relativo. O suporte relativo ao cursor do mouse, em particular, é importante para jogos de tiro em primeira pessoa e outros jogos.

Mais detalhes sobre este último código Wine Wayland a ser mesclado upstream podem ser encontrados neste MR. Tal como acontece com os outros trabalhos do Wine Wayland, está a ser realizado por Alexandros Frantzis da Collabora.

Aberto também está outra solicitação de mesclagem para o driver Wine Wayland com aquele conjunto de alterações destinado a aplicar configuração de superfície durante a apresentação do Vulkan. Isso corrige alguns jogos em execução que redimensionam a área à medida que ficam em tela inteira.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.