Wine, VLC, Wireshark e outros aplicativos são atualizados

Wine, VLC, Wireshark e outros aplicativos são atualizados

Nos últimos dias, vários aplicativos famosos no mundo Linux receberam atualizações. Entre os destaques, o Wine, VLC e o Wireshark. O site OMG!UBUNTU fez uma compilação de alguns deles e a gente acrescenta outros.  Assim, o fluxo de novidades é constante, tanto em relação a lançamentos de distribuições quanto a kernels, aplicativos etc. Acompanhe neste post que Wine, VLC, Wireshark e outros aplicativos são atualizados.

Wine 3.15

A versão 3.15 do Wine já está disponível. E o que há de novo nesta versão:

  • Suporte para escalonamento DPI no Android.
  • Suporte a dispositivos HID na entrada Raw.
  • Muitos mais novos ícones no Shell32.
  • WinHTTP convertido para usar o Windows Sockets.
  • Correções de sintaxe no interpretador de linha de comando.
  • Várias correções de bugs.

A fonte está disponível agora. Os pacotes binários estão em processo de construção e aparecerão em breve nos respectivos locais de download.

VLC 3.0.4

player de vídeo VLC dispensa apresentações. Portanto, ele é o mais popular media player em todos os principais sistemas operacionais de desktop. O VLC media player 3.0.4 é a mais recente atualização. Assim, a versão soluciona vários problemas menores, melhora a usabilidade no servidor de exibição Wayland e adiciona suporte para decodificação de fluxos AV1:

Você pode ver o registro completo de alterações no site da Videolan.

Várias distribuições já possuem o VLC atualizado, como é o caso do Ubuntu e derivados.

Dito isto, você pode usar o VLC Snap mantido pelo próprio Videolan. O aplicativo VLC Snap será atualizado para a versão mais recente de forma automática em algum momento.

Não se esqueça que você pode verificar manualmente as atualizações do Snap executando:

snap refresh

Podcasts 0.4.5 Lançado

GTK Podcast Client ‘Podcasts’ vem sendo trabalhado por seus desenvolvedores constantemente. Assim, a nova versão chega antes do seu lançamento do GNOME 3.30, do qual faz parte por padrão. O novo GNOME sai ainda nesta semana, com previsão para dia 5 de setembro.

Podcasts 0.4.5 apresenta um punhado de correções de bugs, ajustes de desempenho e atualizações de tradução, incluindo:

O Podcasts 0.4.5 está disponível para instalação no Ubuntu 18.04 LTS e derivados (assim como outras distribuições Linux suportadas pelo Flatpak como Fedora, Arch, etc) através da loja de aplicativos Flathub:

Instalar Podcasts a partir do Flathub

Geary 0.12.4

Um pequeno lançamento de correção de bugs do Geary, o cliente de e-mail para o desktop Linux, já está disponível.

O Geary 0.12.4 corrige:

O Geary 0.12.4 está disponível para instalação via Flathub. Porém, se você é um usuário do Ubuntu, também pode obter esta atualização adicionando o PPA oficial:

sudo add-apt-repository ppa:geary-team/releases

PPA estável da Geary fornece pacotes a partir do Ubuntu 16.04 LTS e derivados.

 

Tidal Cli 2.0.0

 

O aplicativo Tidal fornece serviço de streaming de música pela linha de comando. O Tidal CLI 2.0.0 foi reescrito do zero, melhorando o código e o desempenho da ferramenta em geral. A atualização também adiciona suporte para mais recursos, incluindo:

Você pode conhecer mais sobre o Tidal CLI na página do projeto no Github. Assim, é possível acessar a uma documentação rica sobre cada um dos recursos que o aplicativo suporta (incluindo os novos atalhos configuráveis).

O Tidal CLI 2.0.0 está disponível para instalação via NPM:

Tidal Cli em NPM

 

Wireshark 2.6.3

O Wireshark , popular analisador de pacotes de rede de código aberto, ganhou nova versão com correção de erros  e está disponível para download.

O Wireshark 2.6.3 soluciona vários pequenos problemas relacionados à dissecação de bluetooth e oferece suporte atualizado ao protocolo:

Wireshark  pode ser baixado facilmente em todas as versões suportadas do Ubuntu. Do mesmo modo, para adicionar o PPA às suas fontes de software,  execute os seguintes comandos em um Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:wireshark-dev/stable
sudo apt update && sudo apt install wireshark
Fonte
Sair da versão mobile