in

WireGuard não fará parte do kernel 4.21

WireGuard não fará parte do kernel 4.21

O WireGuard 0.0.20181218 está agora disponível como outro lançamento de teste deste túnel VPN de rede segura. Porém, infelizmente não parece que ele irá fazer parte do próximo ciclo do Linux 4.21. Assim, depois de muita expectativa de ser implementado no kernel 4.20, o WireGuard não fará parte do kernel 4.21.

Interesse crescente

Tem havido um grande interesse em relação ao WireGuard este ano. Até mesmo Linus Torvalds espera que seja mesclado. No entanto, não houve qualquer solicitação de pull ou nova rodada de revisão de patch para WireGuard na lista de discussão do kernel nas últimas semanas.

Havia esperança de que chegaria no kernel 4.21. mas devido a falta de atividade com a janela de fusão do Linux 4.21 que deve abrir no domingo à noite, a perspectiva parece sombria para o próximo ciclo.

Houve algumas críticas à API de criptografia do WireGuard. Mesmo assim, parece que Jason Donenfeld e os outros desenvolvedores estão tentando resolver.

O que traz o novo WireGuard?

Quanto ao WireGuard 0.0.20181218, ele ainda é rotulado como um instantâneo que deve ser considerado experimental. Este novo snapshot tem algumas correções, melhorias de criptografia, correções de build em relação ao Clang, uma pequena otimização e outros trabalhos. O código mais recente também pode ser obtido sempre do WireGuard Git.

O WireGuard v7 foi lançado e para a surpresa de muitos agora ele será oficialmente integrado ao Linux Kernel. Para quem não está familiarizado com o WireGuard, ele é um aplicativo e protocolo de software de código aberto que implementa técnicas de VPN (rede virtual privada) para criar conexões ponto-a-ponto seguras em configurações roteadas ou em ponte. Ele é executado como um módulo dentro do Linux Kernel. O objetivo é ter um melhor desempenho que os protocolos de encapsulamento IPsec e OpenVPN.

Como obter?

É muito simples. Existem pacotes para Android, IOS, Mac e, claro, Ubuntu, Debian e derivados. Então, para ver como proceder, clique no botão abaixo:

Instalar WireGuard

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Fedora 30 poderá vir com Deepin desktop

Fedora 30 poderá vir com Deepin desktop

Microsoft anuncia "Projeto Mu", alternativa UEFI de código aberto

Microsoft anuncia “Projeto Mu”, alternativa UEFI de código aberto