in

WireGuard v7 será implementado no Linux Kernel

WireGuard não fará parte do kernel 4.21

O WireGuard v7 foi lançado e para a surpresa de muitos agora ele será oficialmente integrado ao Linux Kernel. Para quem não esta familiarizado com o WireGuard, ele é um aplicativo e protocolo de software de código aberto que implementa técnicas de VPN (rede virtual privada) para criar conexões ponto-a-ponto seguras em configurações roteadas ou em ponte. Ele é executado como um módulo dentro do Linux Kernel e tem como objetivo um melhor desempenho que os protocolos de encapsulamento IPsec e OpenVPN.

Quais as novidades do WireGuard v7?

Ao que tudo indica, o WireGuard v7 deve ser lançado nas versões 4.20.X ou 5.0 do Linux Kernel, o que não está muito longe. No dia 05 deste mês, muitos sites já haviam cogitado a possibilidade, mas hoje saiu na lista de discussão um commit que já foi submetido, então agora já podemos dizer que é certo que o WireGuard v7 estará na próxima versão do Linux Kernel que nem está tão longe de ser lançada.

O WireGuard v7 conta com o novo código “Zinc crypto code” (criptografia de zinco), aborda várias questões levantadas durante o processo de revisão em andamento. Ele inclui várias correções big endian, vários aprimoramentos no código ARM, várias alterações no build/compilador e uma variedade de melhorias de código de baixo nível.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Lançado o instalador Debian Buster Alpha 4

Projeto Debian lança correções para 18 falhas de segurança no Debian GNU/Linux 9 “Stretch”

o-que-e-wireguard

O que é o WireGuard?