A WP Engine, conhecida por seus serviços de hospedagem para sites WordPress, foi oficialmente banida do WordPress.org. A decisão é resultado de uma série de disputas legais e alegações de má conduta por parte da WP Engine. A empresa agora está impedida de acessar recursos essenciais do WordPress.org, como servidores de atualização, diretórios de plugins e temas, e outros serviços fundamentais que suportam a operação do WordPress.
De acordo com um comunicado, a WP Engine teria tentado bloquear esforços do WordPress.org para informar a comunidade sobre modificações realizadas pela empresa, que desativaram e bloquearam um recurso essencial do núcleo do WordPress. Essas modificações teriam sido feitas com o objetivo de gerar lucro, segundo as alegações.
Agora, com as ações judiciais em andamento, a WP Engine não possui mais acesso gratuito aos recursos do WordPress.org. Isso significa que seus servidores não poderão mais utilizar os sistemas e serviços críticos fornecidos pela plataforma, como o diretório de temas, plugins, padrões, e até mesmo a infraestrutura de segurança que o WordPress.org oferece para proteger sites contra vulnerabilidades em nível de rede.
Com isso, a WP Engine precisará replicar esses serviços por conta própria, desde servidores de login até pesquisas de segurança para manter a integridade dos sites hospedados. O WordPress.org questiona: por que deveriam continuar oferecendo esses serviços gratuitamente, dado o ataque jurídico promovido pela WP Engine?
O comunicado finaliza de forma contundente: enquanto a WP Engine pode oferecer suas versões modificadas do código GPL do WordPress para seus clientes, a verdadeira experiência do WordPress pode ser encontrada em qualquer outro provedor de hospedagem. Clientes insatisfeitos com a WP Engine são incentivados a mudar para outros hosts que fornecem uma experiência WordPress genuína e segura.