WPS Office para Linux ganha novo visual e agora suporta Ubuntu 22.04+

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Uma nova versão do WPS Office gratuito (mas não de código aberto) está disponível para Linux. A versão atual do WPS Office para Linux ganha novo visual e agora suporta Ubuntu 22.04+.

Já faz muito tempo desde a última vez que mencionei o WPS Office neste blog. A principal razão para isso é que não uso software de escritório (e se precisar, o LibreOffice é suficiente). Mas eu não sou todo mundo; O WPS Office tem seus fãs – portanto, este post é para eles e para os interessados em suítes de escritório Linux alternativas.

WPS Office para Linux

O WPS Office é um pacote de escritório composto por três aplicativos principais: Writer, Spreadsheet e Presentation. Eles podem abrir, editar e salvar em formatos de documento comuns, incluindo aqueles tornados (in)famosos pelo Microsoft Office. Uma ferramenta de PDF também está incluída.

A aparência do WPS Office é fortemente inspirada no Microsoft Office. É tentador zombar do fac-símile, mas, para aqueles que são novos no Linux, ele pode fornecer familiaridade funcional suficiente para tornar a vida sem o Microsoft Office um assunto administrável – então, você sabe, está tudo bem no grande esquema .

Isso é basicamente tudo o que há para saber. Não é de código aberto (o que pode ou não incomodá-lo), mas é gratuito para baixar e usar, sujeito a um EULA. A suíte como um todo é desenvolvida pela Kingsoft Office Software, com sede na China (e você frequentemente encontrará caixas de diálogo da interface do usuário não traduzidas do chinês).

WPS Office para Linux: o que há de novo?

WPS Office para Linux ganha novo visual e agora suporta Ubuntu 22.04+
Writer e Apresentação ganham novos recursos

A versão mais recente do WPS Office para Linux é v11.1.0.11701 (no momento em que escrevo isso). A suíte como um todo permanece baseada no WPS Office 2019 (o mesmo para Windows e Mac).

A Kingsoft diz que “os usuários terão uma nova experiência visual ” com esta atualização. Os ícones foram atualizados, os aplicativos usam fundos de cores diferentes e uma tonelada de palavras/rótulos no aplicativo foram revisados ou reescritos. De certa forma, a interface do usuário foi modificada para se parecer menos com um clone perfeito de pixels do Microsoft Office

Outras alterações que afetam todos os aplicativos:

  • Nova caixa de diálogo Salvar como
  • Desfazer corte de imagem
  • Imagem transparente suportada
  • Suporte para preenchimentos de gradiente em SVGs
  • Pressione ctrl para exibir ‘Botão de opção Colar’
  • O menu do botão direito foi otimizado
  • Definir cor/imagem da janela personalizada
  • Usa caminhos de arquivo padronizados
  • Atribuir/personalizar atalhos de teclado para itens da barra de ferramentas
  • Funciona no Ubuntu 22.04

WPS Office para Linux ganha novo visual e agora suporta Ubuntu 22.04+

Há também uma grande variedade de mudanças específicas para o Writer , incluindo visualização de impressão aprimorada, um painel de navegação de capítulo de várias páginas, painel de estilo aprimorado e a capacidade de selecionar texto com formatos semelhantes.

A planilha agora suporta as funções SEQUENCE, RANDARRAY, FILTER, UNIQUE, SORT, SORTBY, XMATCH e XLOOKUP; ganha um recurso Criar Cópia; melhora a fusão de células; e suporta a inserção de linhas e colunas no canto inferior direito.

Enquanto isso, Apresentação adiciona modos de apresentação de ponteiro laser, lupa e holofote; suporta arrastar arquivos de áudio e vídeo (incluindo WEBM); permite ‘reutilizar’ um slide; e suporta a aplicação de uma cor de fundo ao texto nos slides.

Obtendo o WPS Office para Linux

Acesse a página da Web WPS Office para Linux para obter um instalador DEB de 64 bits, saiba mais sobre os recursos da suíte e observe pessoas atraentes em imagens de banco de imagens fingindo trabalhar duro em computadores que, se formos honestos, provavelmente eram nem ligou.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.