Hoje é:06/03/2021
WSL 2 promete ser 13 vezes mais rápido no novo Windows 10

WSL 2 promete ser 13 vezes mais rápido no novo Windows 10

O novo Windows 10 20H1 traz uma promessa e tanto para os fãs do Linux. É que a segunda versão do Windows Subsystem for Linux, o WSL 2, que faz parte das versões de desenvolvimento do Windows 10 20H1, deve ficar até 13 vezes mais rápido. O novo Windows está previsto para estreia em maio de 2020. Portanto, terá um desempenho bem superior ao atual WSL 1.

O WSL 2 é a nova versão da arquitetura que permite a execução de binários ELF64 Linux no Windows. Essa nova arquitetura usa um kernel Linux real. Além disso, modifica a maneira como esses binários Linux interagem com o Windows e o hardware, oferecendo a mesma experiência do usuário da WSL 1.

Operações como git clone, npm install, apt update, apt upgrade, e mais tudo será visivelmente mais rápido. O aumento real da velocidade dependerá do aplicativo em execução e de como ele está interagindo com o sistema de arquivos. Os testes iniciais que executamos têm o WSL 2 executando até 20x mais rápido em comparação com o WSL 1 ao descompactar um tarball compactado e cerca de 2-5x mais rápido ao usar o git clone, npm install e cmake em vários projetos. Estamos ansiosos para ver comparações de velocidade da comunidade quando lançarmos, diz o
Gerente de programa, plataforma de desenvolvedor do Windows, Craig Loewen, em comunicado oficial no blog.

WSL 2 promete ser 13 vezes mais rápido no novo Windows 10

O WSL 2 oferece desempenho do sistema de arquivos muito mais rápido e compatibilidade total com as chamadas do sistema. Assim, permite, por exemplo, executar mais aplicativos como o Docker. A atualização do Windows maio de 2020 será lançada com boas melhorias na interface.

Dave Rupert mostrou alguns desepenhos muito impressionantes ao executar programas e comandos no WSL 2 quando os mesmos são comparados ao WLS 1. No caso citado, o tempo caiu de 7.853 segundos no WSL 1 para somente 0,567 segundos no 2.

WSL 2 promete ser 13 vezes mais rápido no novo Windows 10

Mas não é só isso. O WSL 2 também melhora a instalação do npm, compilação da Web,  visualização de arquivos, recarga do módulo, a inicialização do servidor, entre outras coisas.

Quase tudo o que você faz todos os dias como desenvolvedor web é consideravelmente mais rápido. É como ter um Mac novamente (ou talvez melhor, porque a Apple reduziu o poder de seus processadores em favor da duração da bateria nos últimos anos, disse Dave Rupert.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do WSL 2, Rupert recomenda que você mova seus arquivos de projeto de /mnt/c/Users/<username>/ para seu novo diretório inicial do Linux em seu novo VHD. Portanto, o conteúdo do seu disco ficará visível na rede, indo para \\wsl$\<distro name>\<username>\ home  ou digitando o comando explorer.exe. do seu bash prompt.

Nova Era do desenvolvimento

Quanto ao desenvolvimento web, ele compartilha isso com o VS CodeA Remote Extension atua como uma ponte para a WSL e força o Código VS a executar todas as suas operações (git, linha de comando, instalações de extensão etc.) diretamente na distribuição Linux, para que tudo seja muito autônomo.

Segundo Rupert, a mudança dos desenvolvedores da Web para o WLS 2 é uma nova era para eles. Os possíveis problemas iniciais certamente foram resolvidos pela equipe da WSL desde que as versões Preview foram disponibilizadas para os Insiders. Em um artigo intitulado “Novidades para o Windows 10 Insider Preview Builds (20H1)”, publicado no final do mês passado, a Microsoft diz que corrigiu alguns problemas.

Por exemplo, a memória da sua máquina virtual WSL 2 foi expandida para atender às necessidades de atividades. Porém, isso não comprometeu a performance. Agora, quando a memória não for mais usada na máquina virtual Linux, ela será iniciada no Windows, reduzindo o tamanho da memória adequadamente.

Terminal aprimorado

Rupert também relata que o Windows Terminal agora foi aprimorado.

Ele resolve todos os meus problemas anteriores com abas ausentes, configurações de JSON. É sempre estranho dizer, mas o Windows Terminal é sem dúvida o melhor terminal do Windows, se anima o desenvolvedor. E Rupert conclui dizendo: Sem dúvida, o WSL 2 é a maior melhoria que eu já vi desde então, e parece uma nova era para o desenvolvimento da Web para Windows.

Com a WSL, posso acessar de maneira transparente os arquivos Linux e Windows. Eu uso o Terminal (Windows) e várias ferramentas Unix para muitas coisas (compilação e teste do Posix, objdump, depuração). Eu obtenho o melhor dos dois mundos, escreveu.

Quem quiser mais detalhes do relato deve acessar o link abaixo:

 https://daverupert.com/

Via Linux Adictos

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.