WSL do Windows 10 agora pode executar comandos do Linux na inicialização

Linux Kernel 5.4 está sendo implementado via Windows Update

A Microsoft agora permite que os usuários do Windows Subsystem for Linux (WSL) executem comandos automaticamente na inicialização da distribuição no WSL do Windows 10. Insiders no canal Dev que desejam atualizar para obter acesso a esse novo recurso podem fazer isso acessando o Windows Update e verificando se há novas atualizações.

Brandon LeBlanc, gerente sênior do programa Windows Insider, disse:

Adicionamos uma opção que permite a você executar qualquer comando Linux especificado na inicialização de uma distribuição WSL.

Você pode fazer isso editando o arquivo /etc/wsl.conf em sua distribuição e adicionando uma opção intitulada command em uma seção intitulada boot.

WSL do Windows 10 agora pode executar comandos do Linux na inicialização

Conforme mostrado na captura de tela abaixo, os usuários podem usar este novo recurso para registrar a hora e a data em que suas distros foram inicializadas.

Imagem: Microsoft.

Uma vez adicionados ao arquivo /etc/wsl.conf da distribuição WSL, os comandos do Linux serão executados automaticamente quando a distro for iniciada. LeBlanc acrescentou:

As distribuições WSL permanecerão rodando por alguns minutos, mesmo após o último processo Linux dentro delas ser fechado.

Você pode ver se sua distribuição WSL está sendo executada usando wsl –list –verbose e pode desligar manualmente todas as distribuições WSL usando wsl –shutdown.

A Microsoft também modernizou as configurações de Espaços de Armazenamento, que agora permite criar e gerenciar Espaços de Armazenamento usando o aplicativo Configurações.

A nova página de configurações dedicada ao recurso Espaços de Armazenamento permite criar pools e espaços de armazenamento, bem como adicionar e remover discos.

Esta compilação também vem com uma versão simplificada da ferramenta Windows File Recovery e um novo recurso do Windows 10 semelhante ao Google Discover chamado News and Interests que exibe notícias recomendadas, resultados esportivos e informações meteorológicas usando um menu desdobrável da barra de tarefas.

Bleeping Computer

Sair da versão mobile