in

WSL2 adiciona suporte para montagem de discos físicos e acesso EXT4

Veja outras novidades que acabam de chegar ao WSL.

O Windows Subsystem for Linux 2 (WSL) adiciona suporte para montagem de discos físicos, scesso EXT4 e outras funções. A funcionalidade mais recente que a Microsoft está adicionando ao subsistema Windows para Linux é o suporte para anexar e montar discos físicos dentro do próprio WSL2.

Se você está pensando “isso já é possível”, não está errado. Você pode navegar em um sistema de arquivos WSL 2 no Windows 10. Esse recurso surgiu no ano passado. No entanto, essa mudança vai além, pois permite montar e acessar discos físicos também.

O mais recente Windows Insiders Preview Build adiciona suporte para a opção wsl mount para anexar e montar discos físicos ao sistema. Destina-se a acessar dados em sistemas de arquivos Linux não suportados nativamente pelo Windows, como EXT4 e muitos outros.

Particularmente para aqueles que usam configurações de inicialização múltipla ou executam backups do Linux para EXT4 ou outros sistemas de arquivos não Windows, o uso das novas opções de montagem do WSL pode permitir a interação com esses arquivos.

Além disso, uma vez montados pelo WSL, os arquivos também podem ser acessados na instalação do Windows por meio do File Explorer. Resumindo: se você está inicializando duas vezes com Windows e Linux usando discos diferentes, agora você pode acessar seus arquivos Linux a partir do Windows!

WSL2 adiciona suporte para montagem de discos físicos e acesso EXT4

WSL2 adiciona suporte para montagem de discos físicos e acesso EXT4

Os sistemas de arquivos Linux após a montagem tornam-se acessíveis a partir do Windows. Basta escolher o caminho \wsl$. Uma limitação importante é que, por enquanto, com as novas compilações do Windows Insider, não dá para anexar uma única partição, mas apenas discos. Veja a imagem abaixo:

Acessando uma partição EXT4 com explorador de arquivos

Mais detalhes sobre esse novo recurso WSL2 por meio do Microsoft Command Line Blog. O recurso ainda não foi oficialmente lançado, estando disponível apenas no Windows Insiders preview build 20211. Se você tiver algum problema ou quiser dar um feedback para a equipe, registre um problema nesta página do Github. Da mesma forma, se você tiver perguntas gerais sobre WSL, pode encontrar todos os membros da equipe acessando diretamente esta lista do Twitter.