Wubuntu é uma distribuição baseada no Ubuntu com a cara do Windows

Se você quer usar Linux mas sente falta de visuais do sistema da Microsoft, o Wubuntu pode ser a solução pois é uma distribuição baseada no Ubuntu com a cara do Windows. Como sabemos, o mundo das distribuições GNU/Linux é para tudo e todos. E também é verdade que, quando alguns decidem passar a usar distribuições GNU/Linux, muito do que os motiva é como tudo é diferente. Desde a forma de instalação, as aplicações gratuitas, sem vírus e software malicioso, o menor consumo de recursos de hardware e claro a sua extraordinária variedade de interfaces gráficas de utilizador (GUI) originais e apelativas.

No entanto, em muitos casos, por conveniência ou velocidade de uso (migração e implementação), eles tendem a procurar distribuições GNU/Linux com ambientes de área de trabalho que integram a personalização no estilo Windows ou MacOS por padrão . Ou, na falta disso, permite manualmente ou por meio de pacotes de temas e ícones personalizar a GUI para a do Windows e macOS. Consequentemente, existem muitos pacotes de temas e ícones que podem fazer isso, como Kali Linux Undercover Mode e TwisterUI. Ou distribuições como TwisterOS, Kumander e LinuxFX (projeto paralisado). Mas agora existe outro conhecido como Wubuntu.

Wubuntu é uma distribuição baseada no Ubuntu com a cara do Windows

O que é Wubuntu?

De acordo com o site oficial deste moderno projeto GNU/Linux Distro com visual Windows, ele é descrito como:

Um sistema operacional que herda toda a aparência do Microsoft Windows, mas não requer tecnologia TPM, inicialização segura ou qualquer outro requisito de hardware para funcionar. Para isso, é desenvolvido tendo como base o sistema operacional Ubuntu, que oferece uma base rápida, segura e muito eficiente para trabalho, estudo e entretenimento. Além disso, também é capaz de executar aplicativos do Microsoft Windows e Android sem grandes problemas.

Além disso, algo importante a saber sobre o Wubuntu é que ele é o herdeiro direto do Windowsfx (Linuxfx). E onde afirmamos que também era um sistema operacional Linux baseado no Ubuntu cuja aparência extrema procurava ser tão idêntica ao Windows moderno (10/11). E embora os motivos dessa mudança por parte de seu desenvolvedor (Rafael Rachid) não sejam conhecidos, desde o final de junho de 2023, o Windowsfx deu lugar ao novo Wubuntu.

Caracteristicas

De acordo com o mencionado acima, os recursos atuais do Wubuntu são os últimos oferecidos pela última versão estável do Windowsfx, além de alguns adicionados para o referido lançamento.

Portanto, as notícias atuais da última versão estável do Wubuntu chamada Windows Ubuntu Plasma 11.4 LTS (Windows 11 Theme) e datada de 30/07/2023 são as seguintes de acordo com suas notas de lançamento:

  1. O atalho de teclado “alt+tab” agora mostra as tarefas ativas no modo slide.
  2. Mais alguns ícones foram adicionados ao sistema para complementar os existentes.
  3. Vários programas do sistema foram removidos para um menu inicial mais limpo.
  4. A tela de login agora suporta o login do usuário da rede AD.
  5. Adicionadas várias correções, melhorias internas e atualizações gerais no sistema operacional.
  6. Clicar nos ícones em uso na barra de tarefas agora alterna entre as tarefas.
  7. Uma correção de relógio que permite que a data e a hora sejam exibidas por padrão.
  8. A barra de título da janela agora tem um efeito de desfoque em vez de transparência.

Enquanto, entre os recursos retidos do Windowsfx, permanecem os seguintes:

  1. Oferece 2 versões gratuitas ( Windows Ubuntu Plasma 11.4 LTS com tema Windows 11 e Windows Ubuntu Cinnamon 11.3 LTS com tema gráfico Windows 10). Cujo potencial pode ser ampliado por meio de um pagamento ou aporte comercial, que inclui melhores funcionalidades como o pacote PowerToys e o suporte técnico necessário.
  2. Inclui software adicional, como o Wine, para executar aplicativos e jogos do Windows de forma transparente (programas EXE e instaladores MSI). Além disso, suporte avançado para instalação de aplicativos do sistema operacional Android .
  3. Mantém a capacidade de entrar com uma conta da Microsoft diretamente do Edge Browser, para acesso fácil e estável ao Microsoft Office Online e outras ferramentas legadas, como Teams, Skype, VS Code, PowerShell e muito mais.
  4. Uma bela coleção de software pré-instalado que possui todos os aplicativos básicos do KDE, além de AnyDesk, Google Chrome, K3b, ONLYOFFICE, Java 17, Steam, VLC Media Player e Winetricks, entre muitos outros.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile