in

X.Org Server 1.20.8 liberado

Sem sinais de GLAMOR/XWayland-Improved ou do X.Org Server 1.21

O X.Org Server 1.20.8 foi lançado como a versão pontual mais recente para esta ramificação estável atual. O X.Org Server 1.20.8 traz várias correções, ainda não havendo sinal de que o X.Org Server 1.21 esteja se preparando para a liberação.

X.Org Server 1.20.8 liberado mas não há sinals do X.Org Server 1.21

X.Org Server 1.20.8 liberado

O início de maio marca dois anos desde o lançamento do X.Org Server 1.20 e sem nenhum sinal do X.Org Server 1.21 como o próximo recurso. Antes havia um ritmo regular de lançamento a cada seis meses. É uma pena, pois o X.Org Server 1.21 deve trazer várias melhorias no XWayland, trabalho contínuo na configuração do modo de vídeo xf86, mais alguns bits PRIME, trabalho no GLAMOUR etc.

No entanto, a Red Hat colocou o X.Org no “modo de manutenção”e, neste momento, está focando mais em Wayland. Assim, não houve ninguém se preparando para organizar o lançamento do X.Org Server 1.21, mesmo que tenha sido falado a cada dois meses. O X.Org Server 1.21 já  está atrasado demais para ser visto no Fedora 32 e no Ubuntu 20.04 LTS.

Portanto, caso você não tenha lido o post sobre o Fedora Workstation 31 ainda no ano passado, Christian Schaller da Red Hat falava sobre colocar o X.Org no “modo de manutenção” em favor do Wayland.

Especificamente, em junho de 2019, ele disse:

Assim que terminarmos [as melhorias em Wayland], esperamos que o X.org entre no modo de manutenção difícil com bastante rapidez. A realidade é que o X.org é basicamente mantido por nós e, assim que paramos de prestar atenção, é improvável que haja novos lançamentos importantes chegando e pode até haver alguma configuração de bitrot ao longo do tempo. Vamos ficar de olho nisso, pois queremos garantir que o X.org permaneça suportável até o final do ciclo de vida do RHEL8, no mínimo, mas seja um aviso amigável para todos que confiam no trabalho que fazemos mantendo a pilha de gráficos do Linux, entrar em Wayland, é aí que está o futuro.

Ainda neste ano

Vamos ver se o X.Org Server 1.21 consegue finalmente sair este ano para aqueles que ainda não estão executando uma sessão de desktop baseada em Wayland.

Com o lançamento de domingo do xorg-server 1.20.8, existem algumas correções portadas para o XWayland, o driver xf86-video-modesetting agora desabilita a configuração do modo atômico por padrão devido a bugs e várias outras correções.

Há pouco mais de duas dúzias de alterações encontradas nesta versão pontual, a primeira atualização estável em dois meses.

Phoronix