X.Org Server e XWayland têm mais quatro problemas de segurança

XWayland 24.1.1 tem muitas correções
X.Org Foundation se tornará parte do SFC

Pelo menos quatro novos problemas de segurança foram detectados no X.Org Server e XWayland. No ano passado, o X.Org Server desabilitou clientes trocados de bytes por padrão por ser uma superfície de ataque grande e conhecida dentro da base de código X.Org/XWayland. Isso provou ser ainda mais o caso com 3 de 4 novos CVEs tornados públicos hoje sendo em torno do código de troca de bytes. Portanto, X.Org Server e XWayland têm mais quatro problemas de segurança.

O suporte ao cliente de troca de bytes é em torno de X.Org/XWayland clientes de diferentes níveis de CPU para poder se conectar ao X.Org Server. Diferentes problemas de CPU não são comuns nos dias de hoje e o suporte ao cliente com troca de bytes foi desativado com segurança no ano passado sem muito alarde.

X.Org Server e XWayland têm mais quatro problemas de segurança

X.Org Server e XWayland têm mais quatro problemas de segurança
X.Org Server e XWayland têm mais quatro problemas de segurança

Três CVEs tornados públicos hoje envolvem sobreleitura/vazamento de dados de buffer de heap em ProcXIGetSelectedEvents, ProcXIPassiveGrabDevice, ProcAppleDRICreatePixmap e devido ao tratamento de troca de bytes.

A quarta questão levantada hoje é um user-after-free dentro do ProcRenderAddGlyphs.

“Vários problemas foram encontrados nas implementações do servidor X e do Xwayland publicado por X.Org para o qual estamos lançando correções de segurança para em
xorg-server-21.1.12 e xwayland-23.2.5. Os 3 primeiros podem ser acionados por um cliente usando uma endianidade diferente do servidor X e fazer solicitações específicas. As respostas do servidor X usarão o comprimento trocado de bytes dos dados de retorno, fazendo com que o servidor X leia valores de memória do heap e gravá-lo de volta para o cliente, até que ele finalmente atinge uma página não mapeada e segfaults.”

XWayland 23.2.5 e X.Org Server 21.1.12 são publicados hoje para corrigir esses quatro problemas de segurança mais recentes. Detalhes no comunicado de segurança de agora.