X Window completa 38 anos

Veja o anúncio original de criação deste momento.

Este fim de semana marcou 38 anos desde o lançamento inaugural do X Window System no MIT. Pois é, estamos com um programa quase chegando aos 40 anos de existência.

Foi em 19 de junho de 1984 que Bob Scheifler anunciou a versão inicial do sistema X window “X1” no MIT. Não foi até 1987 que o X11 foi elaborado como marcando a versão atual do protocolo, embora tenha evoluído muito desde os anos 80.

Quando o X foi introduzido, seu desempenho era “cerca do dobro do W”, o sistema de janelas anterior de Stanford. X também marcou o primeiro sistema de janela que era independente de fornecedor e hardware.

X Window completa 38 anos. Veja o anúncio oficial de lançamento:

Passei as últimas semanas escrevendo um sistema window para o VS100. Eu roubei uma boa quantidade de código de W, cercou-o com uma assíncrona do que uma interface síncrona e a chamou de X. No geral desempenho parece ser cerca de duas vezes maior que o de W. código parece bastante sólido neste ponto, embora existam ainda algumas deficiências a serem corrigidas.

Nós da LCS paramos de usar W e agora estamos construindo ativamente aplicativos no X. Qualquer outra pessoa usando W deve considerar seriamente a mudança. Este não é o sistema de janela final, mas acredito que é um bom ponto de partida para a experimentação. Bem o momento existe uma interface CLU (e um Argus) para X; aC interface está em andamento. Os três existentes aplicativos são um editor de texto (TED), um Argus I/O interface e um gerenciador de janelas primitivo. Há ainda não há documentação; alguém louco o suficiente para voluntário? Eu posso dar a volta a isso eventualmente.

Qualquer pessoa interessada em ver uma demonstração pode aparecer NE43-531, embora você queira ligar para 3-1945 primeiro. Quem quiser o código pode vir com um fita. Qualquer pessoa interessada em hackear deficiências, sinta-se livre para entrar em contato.

Aqueles que desejam relembrar o sistema X window podem ver uma cópia do anúncio X original

Aqueles que desejam reviver a história do X também podem visitar a Wikipedia se estiverem procurando uma leitura divertida para começar bem esta segunda-feira.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile