Xfce 4.20 terá suporte ao Wayland mesmo mantendo a compatibilidade com o X11

Este ambiente de trabalho está em desenvolvimento.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O desktop Xfce 4.20 terá suporte ao Wayland mesmo mantendo a compatibilidade com o X11. O projeto ainda está em desenvolvimento.

Os desenvolvedores do Xfce atualizaram seu roteiro do Wayland esta semana para refletir seus planos mais recentes em torno do lançamento do Xfce 4.20.A página atualizada do roteiro do Xfce Wayland agora diz:

“Para o Xfce 4.20, o plano é adicionar suporte preliminar ao Wayland aos componentes principais sem perder o suporte ao X11. Isso não significa que no próximo grande lançamento uma sessão do Xfce no Wayland oferecerá todos os recursos existentes, mas esperamos que isso aconteça ser minimamente utilizável. Também pretendemos continuar refinando nossos aplicativos para funcionar de forma aceitável no Wayland (aqueles que já funcionam ou podem ser feitos para funcionar com pouco esforço)….Ainda não está claro qual versão do Xfce terá como alvo um Xfce Wayland completo transição (ou se tal transição acontecerá).”

Xfce 4.20 terá suporte ao Wayland mesmo mantendo a compatibilidade com o X11

Os objetivos de longo prazo do Xfce no Wayland incluem não depender do XWayland, usar a biblioteca de compositor wlroots Wayland em vez do libmutter e manter a compatibilidade do X11 no futuro próximo. Os desenvolvedores do Wayland estão aproveitando o wlroots para fazer grande parte do trabalho pesado.

Mais detalhes sobre os planos do Xfce Wayland podem ser encontrados no Xfce.org Wiki. O Xfce GitLab está acompanhando as mudanças marcantes do Xfce 4.20. A programação do Xfce 4.20 permanece “TODO” neste momento.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.